fbpx

O que é empreendedorismo 4.0? Saiba como ele pode te ajudar!

Você sabe o que é empreendedorismo 4.0? Esse é o nome que damos para o novo modelo de fazer negócio que, baseado na tecnologia, proporciona mais eficiência e melhores resultados para a sua empresa.

É fato que a tecnologia tomou conta de todos os espaços. Seja em casa ou no trabalho, estamos cercados por aparelhos e equipamentos que facilitam a nossa rotina e nos auxiliam em diversas atividades.

Assim, já não nos relacionamos e nem trabalhamos da mesma maneira de cinco anos atrás, por exemplo. Muita coisa mudou! Por isso, um bom empreendedor precisa ficar atento a essas mudanças e saber como empreender na era tecnológica.

Essa nova forma de empreender já é tendência. Então, se você ainda não sabe do que se trata, entenda, a seguir, o que é empreendedorismo 4.0 e porque ele é tão importante para as empresas de qualquer porte.

O que é Empreendedorismo 4.0?

O empreendedorismo 4.0 está ligado à Revolução Industrial 4.0 — marcada pela criação e pelo uso intenso de tecnologias —, alterando o modo em que nos relacionamos em sociedade, seja no trabalho ou em outros espaços.

Em nossa rotina, já estamos acostumados com aparelhos de alta conectividade, como assistentes virtuais e relógios inteligentes. Esses objetos, quando conectados à rede Wi-Fi ou 4G, são capazes de nos ajudar com questões relacionadas à nossa saúde e ao nosso bem-estar. Isso é o que chamamos de internet das coisas.

Uso da tecnologia nas empresas

É claro que no mundo dos negócios isso não poderia ser diferente! Já é possível ver a automação industrial nos processos produtivos em diversos setores da indústria. As empresas programam as máquinas para desempenhar tarefas específicas com maior eficiência, otimizando processos.

Essa otimização ocorre por causa da inteligência artificial, capaz de transferir habilidades humanas para máquinas e outros equipamentos. Com isso, o que se vê no mercado de trabalho é a produção em larga escala em um curto tempo e com mais eficiência.

Então, o que podemos perceber é que a modernização industrial já é uma realidade nas empresas. Além disso, a tendência é que o uso das tecnologias aumente ainda mais, independente do setor econômico e da área.

Por isso, você que é ou quer se tornar dono do próprio negócio, precisa entender o que é empreendedorismo 4.0 para usar a tecnologia ao seu favor e se destacar ainda mais no mercado.

Importância do Empreendedorismo 4.0

Saber o que é empreendedorismo 4.0 e tudo que está ao redor desse novo jeito de fazer negócio é essencial para quem quer se tornar referência em uma determinada área e deseja oferecer produtos e serviços ainda melhores aos seus clientes.

Além do fato de que a tecnologia facilita a gestão do seu negócio com processos mais simples e otimizados, é importante compreender que ela possibilita novas interações e mais proximidade com o cliente. Desse modo, abrindo portas para a inovação.

Com a tecnologia, o empreendedor aumenta as possibilidades de “pensar fora da caixa” e de se reinventar dia após dia. Afinal, o empreendedorismo 4.0 permite a criação de estratégias de negócio capazes de atender às necessidades dos clientes de um jeito inovador.

Tudo isso pode ser desafiador para o empreendedor, mas essa é a grande questão. O empreendedorismo 4.0 exige que o modelo de negócio seja construído com valor e propósito, sem perder de vista as dores do cliente.

Vantagens do Empreendedorismo 4.0

Como você viu, um dos pontos positivos do empreendedorismo 4.0 é o aumento da produtividade. Porém, essa é só uma das várias vantagens que a tecnologia possibilita nesse novo modelo de negócio. Conheça algumas outras:

Realidade aumentada

Com a realidade aumentada o seu cliente pode interagir em um ambiente virtual e viver uma experiência única sem precisar sair do lugar. Alguns shoppings já têm a ideia de usar a tecnologia em lojas de roupas. Assim, você pode experimentar uma peça sem precisar ir até o estabelecimento e enfrentar provadores cheios.

Armazenamento de informações

A tecnologia possibilita que as empresas armazenem um grande volume de dados na nuvem. Com isso, os gestores podem acessar essas informações de um jeito rápido e prático, além de desenvolver estratégias de uma maneira mais simples, facilitando a tomada de decisões.

Produção qualificada

Com a modernização, o mercado de trabalho tem buscado profissionais capacitados e que saibam lidar com as diversas possibilidades que a tecnologia proporciona. Por isso, a produção se torna mais qualificada, eficiente e focada nas dificuldades e necessidades dos clientes.

Atendimento personalizado

A tecnologia também possibilita um atendimento mais personalizado. Já é possível utilizar robôs nos chats e assistentes que podem auxiliar no processo de compra e, que além disso, humanizam a relação entre empresa e cliente.

Como se tornar um empreendedor 4.0?

Você entendeu o que é empreendedorismo 4.0 e agora quer melhorar o seu jeito de fazer negócio? Para isso, é necessário estudar as tendências do mercado e se adaptar às mudanças. Aqui na Niu, temos um curso superatualizado, criado por quem entende do assunto, para te ajudar nessa missão. Aproveite!

Relacionado

Respostas

Seu endereço de email não será publicado.