fbpx

O que é valuation? Venha saber mais sobre o assunto

Como calcular o valuation com João Kepler

Você sabe o que é valuation e por que esse cálculo é importante para a sua empresa? Neste post, você vai entender tudo o que precisa para fazer a avaliação completa da sua companhia. Continue lendo para saber mais!

Saber quanto vale o seu negócio é fundamental para ele poder crescer ainda mais. Além de aprender o que é valuation, com esse cálculo, você vai poder entender como e em que pode melhorar o seu empreendimento.

O que é valuation?

Afinal, o que é valuation? É o processo de avaliação da empresa, feito para saber o valor estimado da organização como um todo. Essa ação também pode ser chamada de valor intrínseco e é fundamental na hora de colocar o seu empreendimento à venda.

Em português, valuation é, literalmente, avaliação da empresa. A definição desse valor é importante para entender como e em que é possível e necessário melhorar o seu negócio. A partir dele é possível definir o seu posicionamento no mercado.

É com esse dado que compradores, analistas e investidores vão entender a situação da organização e, assim, se sentirão seguros para fechar o negócio. Ainda, existem diversas técnicas para fazer o cálculo do valuation, trazendo o valor real à empresa.

Tipos de cálculo de valuation

Antes de entender como calcular o valuation, é preciso saber que existem muitas metodologias relacionadas a essa temática, como Fluxo de Caixa Descontado, Venture Capital, Avaliação Fatores de Risco, Método Berkus, Terminal Value, Scorecard, First Chicago, Negociações Comparáveis, Valor Contábil, e por aí vai!

Essas técnicas são empregadas utilizando parâmetros variados, como margens operacionais, índices de liquidez, performances históricas, projeções e expectativas futuras, múltiplos de Ebitda, etc. Logo, essa não é uma tarefa simples para aqueles que não possuem conhecimento do assunto.

Apesar dos diversos tipos de valuation, o mais utilizado é o Fluxo de Caixa Descontado (FDC). Nele, o valor da empresa é calculado pelo fluxo de caixa, como o próprio nome já diz. Contudo, essa metodologia exige mais esforço e muito mais tempo de trabalho.

Como calcular o valuation

Assim como antes de começar uma empresa é preciso fazer um estudo, na hora de vender ou abrir para investimentos, também, é necessário avaliar todas as situações envolvidas. Esse cálculo não é como uma fórmula matemática, ele nos leva a investigar dados criteriosos da organização, que pode variar de investidor para investidor.

Avaliar empresas maduras, para as quais dispomos de quase todas essas informações, já não é uma ciência exata e depende muito do conhecimento e da experiência do avaliador. Então, como avaliar uma empresa que possui um histórico muito limitado e, por vezes, ainda nem sequer tem receitas?

Uma avaliação fora da realidade pode inviabilizar o seu negócio ou, até mesmo, fazer com que ele seja ignorado pelos investidores, levando-o à ruína. Além do valuation, você pode apresentar dados como o cálculo de turnover, ROI em treinamento e o Break Even. É possível aprender esses dados em alguns cursos.

O método FDC requer várias etapas de cálculos. Primeiro, é necessário calcular o fluxo de caixa histórico, trazendo o resultado de lucro ou prejuízo. Depois disso, é feita a análise do fluxo de caixa, projetando finanças futuras. Logo após, é calculada a taxa de desconto e, por último, o valor do fluxo de caixa projetado é mensurado.

Por que ele é importante?

Quando sua empresa atinge um nível que precisa da captação de um investimento maior para dar um passo à frente, ter um valuation bem definido permite uma negociação justa sem abrir mão dos ativos da empresa. Ele indica quanto a empresa é atrativa para o mercado e onde é interessante fazer o investimento.

Do ponto de vista dos investidores, a importância do valuation é imensurável. Ele é o indicativo de quais são as boas oportunidades de mercado e quais investimentos serão proveitosos. Ainda, evita que os investidores coloquem recursos em empresas mal geridas ou com preço acima do valor real.

Aprenda mais sobre valuation

Quer continuar aprendendo mais sobre o que é valuation e todo o necessário para ter uma empresa bem consolidada? João Kepler e Pedro Ivo te ensinam a calcular com uma fórmula simples em uma de suas aulas no curso Empreendedorismo 4.0, da Niu Cursos!

No Empreendedorismo 4.0 – o novo jeito de empreender, você conta com 29 aulas totalmente on-line, divididas em quatro módulos. Entenda mais sobre gestão de equipe, equilíbrio financeiro, planejamento estratégico e o que mais você precisar para alavancar a sua carreira de empreendedor.

João Kepler possui diversas premiações. Ele ganhou, por anos consecutivos, o prêmio de um dos maiores Incentivadores do Ecossistema Empreendedor Brasileiro. Pedro Ivo é sócio do grupo Empresas Espiritualizadas Novo Mundo e autor do livro “Empresas Espiritualizadas”.

Conheça a NIU

Agora que você já sabe o que é valuation e que pode aprender sobre isso em um dos cursos da NIU, aproveite para conhecer o restante do nosso catálogo. São mais de 20 formações para você otimizar ainda mais os seus conhecimentos.

https://elements.envato.com/pt-br/investment-stockbroker-stock-trading-TR5GP7U

https://elements.envato.com/pt-br/close-up-business-woman-analysis-investment-perfor-UMETH9D

Relacionado

Respostas

Seu endereço de email não será publicado.