Um dos segmentos mais importantes para o comércio são as vendas. Não importa a área, ela está presente e abrange grande parte do mercado de trabalho. Desde o vestuário até planos de celulares, quais serão as melhores técnicas de vendas para alcançar a tão almejada meta?
Independente do produto ou serviço, uma coisa é certa: todo o trabalho é guiado por um objetivo único, deixar o cliente feliz. Isso só é possível se os funcionários da empresa estiverem totalmente empenhados nesse objetivo. Neste post, vamos conhecer algumas técnicas de vendas para encantar o cliente.
Quando conquistamos a satisfação do cliente, o lucro passa a ser consequência. Um cliente feliz com seu atendimento, serviço ou produto vai ficar fidelizado. Porém, é aí que vem o grande desafio: continuar atendendo e superando as expectativas de quem já é seu cliente.
Contudo, vão existir também aqueles que vão chegar graças à propaganda positiva do cliente fixo da sua marca. É claro que pode haver erros durante esse processo de vendas, portanto, eles precisam ser detectados e corrigidos com rapidez. Por isso, a primeira impressão é fundamental para que você não perca um cliente de imediato.
Assim, um script de vendas é uma das práticas mais efetivas no primeiro momento. Lembre-se de que o cliente até admite falhas, desde que seja tratado com atenção e informado corretamente sobre os procedimentos de reparação. Desse modo, o treinamento assertivo do seu colaborador é fundamental.
No mundo pós-pandemia, é preciso se preocupar com um novo perfil de cliente: aquele mais conectado com o propósito da marca. Estamos em um momento em que as técnicas de vendas precisam transitar entre o mundo presencial e o virtual, mais conhecido como mundo híbrido.
Não há nada mais frustrante do que você ter a experiência de um atendimento ruim por sentir que o colaborador não está interessado em te ajudar na busca por algum produto ou serviço. A escuta ativa é imprescindível em qualquer trabalho, todavia, quando falamos em técnicas de vendas, é quase o elemento principal.
Isso, além de satisfazer o seu cliente, usando gatilhos mentais, vai fazer com que você trabalhe melhor e consiga suprir as necessidades dele. Não tem como pedirmos para alguém ser simpático, pois isso é uma característica pessoal, entretanto, a escuta ativa é algo necessário em qualquer técnica de vendas.
O relacionamento com os clientes é muito mais do que só atender o telefone ou fechar um pedido. É como um namoro: começa com um flerte, com olhares, troca de mensagens, depois, o primeiro encontro.
Porém, é muito inconveniente ter alguém pegando no seu pé, mandando mensagem toda hora querendo saber onde você está e o que está fazendo. Esse tipo de relação distancia em vez de aproximar e, às vezes, até provoca repulsa.
Então, para encantar o seu cliente, um bom relacionamento precisa ter reciprocidade, sutileza, escuta ativa e, claro, um bom marketing para tornar o seu produto ou serviço competitivo no mercado. Com as redes sociais, isso se intensificou ainda mais.
Não importa se você é um microempreendedor ou uma multinacional, é preciso marcar presença nas redes sociais. As pessoas estão cada vez mais imersas na internet e, hoje em dia, elas são ferramentas que expandem seus negócios e o colocam em um patamar ainda maior.
As técnicas de vendas pelas redes sociais usam ferramentas que as pessoas já possuem no seu dia a dia, como o Instagram (o mais popular) e o WhatsApp, aplicativo de mensagem instantânea utilizado na comunicação de grande parte dos brasileiros e do mundo.
Para ter um bom marketing de vendas, procure criar uma identidade visual para sua marca com logos, cores e tom de voz. É preciso que você faça as pessoas lembrarem do seu produto e serviço de forma orgânica. Além disso, mostre presença e autenticidade. Nunca prometa nada que não possa cumprir.
A Disney é a viagem mais planejada no mundo inteiro. O sonho de qualquer empresa é se tornar um objeto de desejo e ser capaz de entregar uma experiência única, e, por que não?, mágica a seus clientes.
Então, para encantar e fidelizar seus clientes, que tal usar o mundo mágico da Disney como um case? Um dos grandes motivos para isso acontecer é o treinamento e o acompanhamento dos colaboradores que trabalham com a marca, afinal, são eles que sempre estão em contato direto com o cliente.
Quer também ser um caso de sucesso? Para conquistar a satisfação do cliente, conduza equipes comprometidas, desenvolva processos criativos, elabore soluções consistentes e prepare líderes capazes de não somente manter uma empresa funcionando, mas também de pensar estrategicamente e criar um legado.
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