PROFESSORES

Geraldo Rufino

A história de Geraldo Rufino é o verdadeiro significado da vida imitando a arte. Geraldo Rufino, em seu início humilde como catador de latinhas, se tornou um grande empresário de destaque. Hoje, Geraldo ocupa o cargo de CEO na JR Diesel, a maior empresa de reciclagem automotiva da América Latina.

“⁠Na crise ninguém põem fogo no dinheiro, ele só muda de mão. Vá buscá-lo!!"

Sobre o professor

Vindo de uma origem humilde, Geraldo cresceu na favela e, aos 8 anos, começou a trabalhar para ajudar a sustentar sua família. Aos 13 anos, conseguiu um emprego como office boy no Playcenter, e anos depois se tornou diretor de operações.
Nesse período, ele economizou dinheiro e trocou seu Fusca por uma Kombi, permitindo que seu irmão prestasse serviços em uma empresa de transporte. O negócio foi tão bem-sucedido que Geraldo acabou comprando mais dois caminhões para realizar entregas maiores.
No entanto, as coisas mudaram quando um dos caminhões se envolveu em um acidente. Sem seguro, a solução encontrada foi vender todas as peças do veículo. Foi assim que a JR Diesel, a maior distribuidora de peças usadas de caminhões do país, teve início.

Cursos online niu cơm Geraldo Rufino:

Geraldo Rufino

  • CEO da JR Diesel, a maior recicladora automotiva da América Latina
  • Palestrante
  • Escritor dos livros: “O Catador de Sonhos“ e “O Poder da Positividade“

Sobre o Geraldo

Geraldo Rufino nasceu em Minas Gerais, e cresceu na Favela do Sapé, em São Paulo. Começou a trabalhar aos oito anos em uma fábrica e depois se tornou catador de latinhas em um lixão.
Após perder todas as suas economias, ele e seus irmãos encontraram maneiras criativas de ganhar dinheiro, como alugar carrinhos para outras crianças trabalharem como carregadores em feiras livres, criar um cinema caseiro e cobrar ingresso para outras crianças assistirem televisão, e montar um campo de futebol para alugar junto com bola e uniformes.
Aos 13 anos, ele arrumou um emprego como office boy, com a condição de voltar a estudar. Com o tempo, conseguiu comprar seu primeiro carro, um Fusca. Posteriormente, adquiriu uma Kombi para que um de seus irmãos pudesse fazer serviços de transporte. O negócio prosperou e eles expandiram a frota, mas enfrentaram uma tragédia quando perderam tudo em um acidente. Sem veículos e sem seguro, eles decidiram desmontar o que restava para vender as peças. Dessa situação nasce a JR Diesel, a maior empresa de reciclagem de veículos do Brasil.
Hoje, a JR Diesel possui uma ampla cartela de serviços e expertise na desmontagem e recuperação de peças de automóveis, contribuindo para a redução de resíduos e a preservação do meio ambiente. Além disso, a empresa se empenha em seguir práticas sustentáveis em todas as etapas de seu processo de reciclagem..
A empresa é reconhecida pelo compromisso com a excelência e pela busca contínua de inovação. Por meio de sua atuação, a empresa contribui para a economia circular e promove a conscientização sobre a importância da reciclagem na indústria automotiva.
A história da JR Diesel é uma história de sucesso, impulsionada pela visão empreendedora de Geraldo Rufino e pela dedicação de sua equipe. A empresa continua a se expandir e a se consolidar como líder no setor de reciclagem automotiva, demonstrando seu compromisso em fazer a diferença no mercado e na preservação do meio ambiente.

Formação

Experiência Profissional

Geraldo fundou a JR Diesel em 1985 quando surgiu a necessidade de vender as peças de seu caminhão para evitar a perda total do veículo. Contudo, Geraldo não esperava que essa ideia seria tão promissora. O resultado da venda das peças foi o nascimento da JR Diesel, sendo hoje, uma das principais empresas de desmontagem e reciclagem de veículos na América Latina.
Em 1987, Geraldo deixou seu cargo de diretor na rede Playland para se dedicar exclusivamente à JR Diesel, impulsionando o crescimento, consolidação e atração de novos clientes. Os filhos de Rufino seguiram o exemplo de seu pai, começando a trabalhar desde cedo. Arthur, o filho mais novo, trouxe uma perspectiva inovadora para o negócio, adquirindo conhecimentos sobre desmontagem em diversos países. Atualmente, ele é o CEO da empresa, enquanto o filho mais velho, Guilherme, cuida do marketing pessoal do pai.
A JR Diesel tem um faturamento anual de cerca de R$ 50 milhões, atuando no mercado de peças semi novas de reposição para caminhões de linha pesada.

Posts no blog pelo professor: