Filtros de busca:

Cartão de crédito: ajuda ou atrapalha?

Os cartões de crédito se tornaram um dos maiores companheiros na vida das pessoas. São várias cores, limites, formatos e bandeiras que acabam oferecendo diferentes serviços e abrindo novas oportunidades para quem tem poucas possibilidades de pagamento à vista.

Atualmente diversos bancos e empresas oferecem créditos muito superiores ao salário dos consumidores, com taxas baixíssimas ou até mesmo zeradas. Essa facilidade na aquisição e utilização dos cartões, fornece uma sensação de liberdade e poder aquisitivo maior do que a realidade da maioria.

Esse mix de sensações de poder e liberdade resultam em um descontrole na hora das compras, e quando não há rentabilidade suficiente para o pagamento das faturas ao final do mês, os juros de atraso acabam alavancando ainda mais as dívidas, criando uma bola de neve que parece não ter fim. É justamente com esses juros altíssimos que as empresas fornecedoras de crédito acabam lucrando, estimulando as pessoas a gastarem e obtendo vantagens em cima de crises financeiras pessoais.

O problema pode se tornar ainda maior quando estouramos o limite, e procuramos fazer ainda mais cartões para ir tapando o buraco provisório. Esse é um dos riscos de possuir vários ao mesmo tempo, pois o nosso poder de compra aumenta substancialmente, e o nosso poder aquisitivo continua o mesmo. O final dessa história todos conhecem, ligações infinitas do SPC e Serasa.

Pensando nisso, iremos dar algumas dicas em como utilizar os seus cartões como aliados, e não como inimigos.

1 – Não faça muitos cartões

Tenha em mente que eles são auxiliares e importantes em alguns casos específicos, mas se utilizados no lugar do dinheiro, perderemos o controle dos gastos. O ideal seria ter por volta de 2 cartões para serem utilizados em caso de alguma compra com valor alto ou alguma necessidade específica.

2 – Controle o limite 

A maioria das empresas fornece um limite totalmente incompatível com seu salário, mas possibilitam liberar apenas um valor parcial para utilização. Escolha um valor compatível com sua renda e deixe o restante bloqueado, isso permitirá que você não extrapole o valor que pode gastar por mês.

3 – Pague o que puder à vista

Muitas compras oferecem descontos em pagamentos à vista, isso acaba sendo benéfico para o cliente que paga um valor final menor. Parcelar todas as compras dá uma falsa sensação de valores quitados, mas a verdade é que no final do mês o boleto sempre chega, e o que vai abater esses valores de fato, será o seu salário.

4 – Use apps para controlar suas despesas

Parcelar em muitas vezes com valores baixos, passa a impressão de nunca chegar em um valor alto acumulado, porém de pouco em pouco podemos ter muito, e a somatória final sempre acaba nos assustando. Para não passar nervoso na hora de pagar as contas, utilize alguns apps como: Organizze, Olivia e Minhas Economias. Eles dão fácil suporte para que você consiga saber quanto, como e onde está gastando. Com certeza, você terá menos surpresas!

Se você está em pé de guerra com o seu bolso, o Dony De Nuccio e o Samy Dana vão ensinar você a fazer as pazes com os seus cartões de crédito, além de diversos outros ensinamentos!

Se liga nessa surpresa: usando o cupom BLOGFAPCSF você garante 15% de desconto no curso Faça as Pazes Com Suas Finanças do Dony De Nuccio e do Samy Dama! Para conferir, basta acessar: Niu Cursos

Compartilhe esse conhecimento:

Outros posts que vão te interessar:

Power BI: você está pronto para se tornar um expert?

Conheceu mais sobre BI e quer se tornar um expert no assunto? Então, o curso Power BI é ideal para você! Nele, você vai começar a entender tudo sobre esse recurso a partir do zero. Para aprender, o processo vai ser muito prático e, o melhor, cada aluno vai criar um projeto real!

Durante o curso, você vai conferir desde a criação e instalação do sistema até a elaboração e visualização dos projetos, aprendendo como criar um dashboard e colocar mais inteligência no trabalho da sua empresa.

Saia do zero e vire profissional

Se você for um entusiasta do assunto, trabalha em uma parte estratégica da companhia ou pretende trabalhar, o curso de BI é feito para você! Criado para quem não tem conhecimento prévio sobre o tema, este curso vai ensinar tudo e tornar você um profissional da área.

O curso de Power BI on-line aborda cursos essenciais para todos os projetos de Business Intelligence, como Power Query, construção de layout bem definido, utilização das ferramentas, tanto no computador quanto no smartphone.

Ao final do curso, você vai poder desenvolver projetos profissionais de sucesso. Seguindo todas as etapas ensinadas nas aulas, você vai poder se destacar no mercado de trabalho tanto como consultor quanto como funcionário estratégico para a empresa em que atua.