Os cartões de crédito se tornaram um dos maiores companheiros na vida das pessoas. São várias cores, limites, formatos e bandeiras que acabam oferecendo diferentes serviços e abrindo novas oportunidades para quem tem poucas possibilidades de pagamento à vista.

Atualmente diversos bancos e empresas oferecem créditos muito superiores ao salário dos consumidores, com taxas baixíssimas ou até mesmo zeradas. Essa facilidade na aquisição e utilização dos cartões, fornece uma sensação de liberdade e poder aquisitivo maior do que a realidade da maioria.

Esse mix de sensações de poder e liberdade resultam em um descontrole na hora das compras, e quando não há rentabilidade suficiente para o pagamento das faturas ao final do mês, os juros de atraso acabam alavancando ainda mais as dívidas, criando uma bola de neve que parece não ter fim. É justamente com esses juros altíssimos que as empresas fornecedoras de crédito acabam lucrando, estimulando as pessoas a gastarem e obtendo vantagens em cima de crises financeiras pessoais.

O problema pode se tornar ainda maior quando estouramos o limite, e procuramos fazer ainda mais cartões para ir tapando o buraco provisório. Esse é um dos riscos de possuir vários ao mesmo tempo, pois o nosso poder de compra aumenta substancialmente, e o nosso poder aquisitivo continua o mesmo. O final dessa história todos conhecem, ligações infinitas do SPC e Serasa.

Pensando nisso, iremos dar algumas dicas em como utilizar os seus cartões como aliados, e não como inimigos.

1 – Não faça muitos cartões

Tenha em mente que eles são auxiliares e importantes em alguns casos específicos, mas se utilizados no lugar do dinheiro, perderemos o controle dos gastos. O ideal seria ter por volta de 2 cartões para serem utilizados em caso de alguma compra com valor alto ou alguma necessidade específica.

2 – Controle o limite 

A maioria das empresas fornece um limite totalmente incompatível com seu salário, mas possibilitam liberar apenas um valor parcial para utilização. Escolha um valor compatível com sua renda e deixe o restante bloqueado, isso permitirá que você não extrapole o valor que pode gastar por mês.

3 – Pague o que puder à vista

Muitas compras oferecem descontos em pagamentos à vista, isso acaba sendo benéfico para o cliente que paga um valor final menor. Parcelar todas as compras dá uma falsa sensação de valores quitados, mas a verdade é que no final do mês o boleto sempre chega, e o que vai abater esses valores de fato, será o seu salário.

4 – Use apps para controlar suas despesas

Parcelar em muitas vezes com valores baixos, passa a impressão de nunca chegar em um valor alto acumulado, porém de pouco em pouco podemos ter muito, e a somatória final sempre acaba nos assustando. Para não passar nervoso na hora de pagar as contas, utilize alguns apps como: Organizze, Olivia e Minhas Economias. Eles dão fácil suporte para que você consiga saber quanto, como e onde está gastando. Com certeza, você terá menos surpresas!

Se você está em pé de guerra com o seu bolso, o Dony De Nuccio e o Samy Dana vão ensinar você a fazer as pazes com os seus cartões de crédito, além de diversos outros ensinamentos!

Se liga nessa surpresa: usando o cupom BLOGFAPCSF você garante 15% de desconto no curso Faça as Pazes Com Suas Finanças do Dony De Nuccio e do Samy Dama! Para conferir, basta acessar: Niu Cursos