Filtros de busca:

Como cumprir o seu plano de metas

Sempre que um ano inicia, surge o famoso plano de metas. Afinal, para atingir um objetivo ou conquistar grandes sonhos, você precisa de metas a curto, médio e longo prazo. Portanto, o planejamento se torna um aliado essencial.

No entanto, um plano de metas que não é colocado em prática, não tem funcionalidade alguma. Sendo assim, confira 8 dicas imbatíveis que separamos para te ajudar nessa missão.

1. Liste as prioridades no plano de metas

Em primeiro lugar, você precisa estabelecer tudo que é prioridade dentro do seu plano de metas. Assim, será possível criar uma ordem do que deve ser realizado antes e de tudo que é mais urgente.
Com as prioridades em mente, é possível focar em poucas tarefas por vez. Dessa forma, você consegue desenvolver cada uma com maior qualidade e as chances de cumprir o plano de metas no prazo aumentam

2. Fragmente os seus objetivos

Ao invés de tentar alcançar um objetivo fazendo várias coisas ao mesmo tempo, que tal fragmentá-lo? Com tarefas menores e complementares, o seu tempo será otimizado porque a conclusão de cada tarefa será mais rápida. Portanto, você tem pequenos resultados que podem ser comemorados a curto prazo e dão motivação para seguir em frente.

 

Ademais, como citamos anteriormente, manter o foco em poucas atividades por vez aumenta a qualidade do que estamos fazendo. Sendo assim, a conclusão do seu plano de metas trará resultados fantásticos.

3. Elabore um plano de ação alcançável

Um plano de metas é diferente de um plano de ação. Enquanto o primeiro foca em estabelecer objetivos a serem alcançados, o segundo busca uma forma de concretizar o que foi planejado.

 

Nesse sentido, elaborar um plano de ação pode ajudar a tirar todas as metas do papel. Por exemplo, se você pretende realizar uma pós-graduação, organize suas atividades diárias e abra um espaço na sua agenda gradualmente. Assim, você fará a gestão do tempo para inserir as aulas.

4. Comemore cada pequena meta alcançada

A satisfação e o prazer de concluir pequenas metas estimulam a liberação de serotonina no cérebro. Esse hormônio traz pequenos momentos de felicidade que nos estimulam e motivam a buscar concluir ainda mais metas. Afinal, o bem-estar que esse hormônio traz é viciante!

Portanto, valorize o cumprimento de metas e a conclusão de pequenas tarefas, pois isso é uma conquista que será relevante para o resultado ao final do ano.

5. Mude alguns planos se for necessário

E se você não perceber que não consegue cumprir algumas metas? Não tem problema! Faça pequenas mudanças nos seus planos se notar que algo não sairá como planejado.

Por exemplo, se não conseguir concluir sua pós-graduação até o final do ano, analise quanto tempo faltará e distribua para o próximo ano. Dessa forma, você evita frustrações por não ter finalizado metas que são inalcançáveis.

6. Crie um hábito para o plano de metas

O hábito é o melhor amigo do plano de metas. Afinal, não é todos os dias que temos motivação para perseguir nossos objetivos anuais. Contudo, se você transformar essa busca em um hábito, os dias de desmotivação serão superados facilmente.

 

Nesse sentido, procure realizar suas tarefas aos poucos e diariamente, algumas vezes na semana ou no mês. Assim, o hábito ajuda a seguir no caminho em direção aos seus objetivos, devido aos gatilhos mentais ativados.

7. Acompanhe seu progresso

Não deixe de observar todo o progresso que tem feito, pois ele vai te estimular a continuar na busca pelos seus objetivos. Com o acompanhamento constante das suas metas a realizar e já alcançadas, fica mais fácil organizar o planejamento dos próximos passos.

Assim, você poderá fazer pequenas mudanças no plano de metas e ajustar tudo o que for necessário para evitar frustrações. Todavia, mantenha sempre o equilíbrio, buscando alvos realistas conforme o seu progresso.

8. Use a neurociência a seu favor

Por fim, você pode usar alguns gatilhos da neurociência a seu favor. A neurociência é uma área do conhecimento que estuda o sistema nervoso e comportamentos relacionados. Nesse sentido, ela explica muito do que fazemos, inclusive em relação ao plano de metas.

Está comprovado cientificamente que quando traçamos metas para um novo ano, nosso cérebro passa por uma reprogramação. Dessa forma, conseguimos criar hábitos e modificar as sinapses, ou seja, as comunicações entre neurônios.

Além disso, a neurociência explica muito sobre como corremos atrás de nossos objetivos e como isso está relacionado com a função cerebral. Sendo assim, vale a pena estudar um pouco mais sobre as táticas da neurociência para cumprir seu plano de metas.

Curso de Neurociência da Niu vai te ajudar com o plano de metas

Se você quer aprender mais sobre neurociência e ter dicas de como cumprir seu plano de metas e melhorar sua desempenho, venha para a Niu.

Com o Curso de Técnicas de Neurociência ministrado pela professora Thais Faria Coelho, você vai saber como potencializar seus resultados.

 

Clique aqui para saber mais sobre esse curso incrível e se inscrever hoje mesmo.

 

Compartilhe esse conhecimento:

Outros posts que vão te interessar:

Power BI: você está pronto para se tornar um expert?

Conheceu mais sobre BI e quer se tornar um expert no assunto? Então, o curso Power BI é ideal para você! Nele, você vai começar a entender tudo sobre esse recurso a partir do zero. Para aprender, o processo vai ser muito prático e, o melhor, cada aluno vai criar um projeto real!

Durante o curso, você vai conferir desde a criação e instalação do sistema até a elaboração e visualização dos projetos, aprendendo como criar um dashboard e colocar mais inteligência no trabalho da sua empresa.

Saia do zero e vire profissional

Se você for um entusiasta do assunto, trabalha em uma parte estratégica da companhia ou pretende trabalhar, o curso de BI é feito para você! Criado para quem não tem conhecimento prévio sobre o tema, este curso vai ensinar tudo e tornar você um profissional da área.

O curso de Power BI on-line aborda cursos essenciais para todos os projetos de Business Intelligence, como Power Query, construção de layout bem definido, utilização das ferramentas, tanto no computador quanto no smartphone.

Ao final do curso, você vai poder desenvolver projetos profissionais de sucesso. Seguindo todas as etapas ensinadas nas aulas, você vai poder se destacar no mercado de trabalho tanto como consultor quanto como funcionário estratégico para a empresa em que atua.