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Como emagrecer de forma saudável: confira dicas valiosas

Você deseja perder peso e manter a saúde? Uma boa notícia é que é possível unir esses dois desejos com algumas mudanças em sua rotina. Acompanhe este artigo até o fim para saber como emagrecer de forma saudável e ganhar bem-estar e qualidade de vida.

 

A reeducação alimentar e a adoção de novos hábitos, como a prática de atividades físicas, são atitudes que contribuem para a perda de peso de forma saudável. Afinal, elas ajudam a evitar uma série de doenças. Continue com a leitura para saber mais!

 

Novos hábitos para perder peso

Para perder peso com qualidade é preciso adotar uma alimentação saudável e inserir exercícios físicos na rotina. Transformar esses dois pontos em um hábito consiste, muitas vezes, em transformar o seu estilo de vida. Além disso, dietas da moda ou restrições rigorosas para emagrecer rapidamente devem ser sempre evitadas. 

 

Assim que você decidir perder peso, passe por uma avaliação nutricional feita por um especialista e procure identificar quais hábitos estão prejudicando sua saúde ou dificultando a perda de peso. Cada pessoa é única, e o que funciona para um grupo pode não funcionar para outro. Por isso, mantenha um equilíbrio e respeite o tempo do seu corpo. Confira a seguir mais dicas para emagrecer de maneira ideal.

 

Alimentação saudável

Alimentar-se de maneira saudável é, sem dúvida, uma prioridade para quem quer emagrecer com saúde. O primeiro passo é preparar as refeições em casa sempre que possível. Para isso, elabore um cardápio que inclua verduras, legumes, frutas e carnes magras, obtendo um prato colorido. Procure consumir alimentos ricos em fibras e comer devagar. 

 

Ingerir proteínas magras – como ovo, frango e peixe – é uma ótima opção para uma alimentação nutritiva e o emagrecimento saudável. Outra dica é não ficar sem comer por longos períodos. Procure inserir lanches saudáveis entre as refeições, em porções compostas por frutas, iogurte natural, queijos brancos e castanhas.

 

Outro aspecto é reduzir a ingestão de açúcar refinado e sal. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados – como biscoitos recheados, refrigerantes e lanches fast-food – também pode fazer uma diferença significativa para o seu processo de emagrecimento. Dê preferência a produtos naturais e crie o hábito de ler as informações das embalagens, reduzindo a ingestão de alimentos com componentes químicos. Afinal, você precisa saber o que está ingerindo.

 

Exercícios para emagrecer

Adotar a prática de exercícios para emagrecer também contribui para que o processo ocorra de maneira saudável. Se você nunca praticou uma atividade física, é aconselhável fazer uma avaliação física para obter informações e ouvir dos profissionais da área qual o exercício mais indicado. 

 

Os exercícios diferem para quem está iniciando e para aqueles que já movimentam o corpo, então não se cobre muito. Fazê-los com o acompanhamento de um especialista ajudará na sua performance e evitará que você se lesione no processo.

 

Para quem quer saber como emagrecer de forma saudável, a indicação é escolher uma atividade física que lhe agrade, para que a prática seja prazerosa. Os exercícios devem ser feitos ao menos três vezes por semana. Há opções variadas que vão desde caminhada a corrida, natação ou academia, e até atividades de alongamento.

 

Boas noites de sono

Mas se você está interessado em entender mais sobre como emagrecer de forma saudável, precisa saber que uma boa noite de sono também é essencial. A recomendação é de sete a nove horas de sono por noite. Dormir bem ajuda a equilibrar o apetite e a repor as energias, facilitando o emagrecimento.

 

Isso ocorre porque, durante a fase de sono profundo, o hormônio GH é produzido. Esse hormônio é responsável por estimular o metabolismo e, por isso, contribui para a perda de gordura corporal. Durante o sono, também são produzidos a leptina e a grelina, hormônios que ajudam a regular a fome e a saciedade.

 

Emagrecimento saudável: hábitos extras para se ter em mente

Depois de saber mais sobre como emagrecer de forma saudável, é hora de pensar em outros hábitos que devem ser inseridos em sua rotina. Beber água ajuda a manter a hidratação corporal e eliminar as toxinas, além de contribuir para uma boa digestão e o bom funcionamento dos órgãos, como o intestino.

 

Manter a saúde emocional em dia é outro fator relacionado a como emagrecer de forma saudável. A ansiedade pode gerar compulsão alimentar em algumas pessoas, o que consiste em um processo de desequilíbrio e pode levar ao ganho de peso. Nesse caso, é sempre indicado buscar tratamento para reduzir o estresse e alcançar o equilíbrio emocional.

 

É importante ainda ser disciplinado para alcançar resultados duradouros. Para isso, todas as recomendações devem ser adotadas até se tornarem hábitos. Ter alimentação saudável, rotina de atividades físicas, sono de qualidade e autocontrole pode ajudar não só para a perda de peso, mas para a qualidade de vida. 

 

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