Organizar as finanças pessoais é um grande desafio para muitas pessoas, mas não dá muito trabalho, desde que você crie um hábito e tenha disciplina. Além disso, é importante seguir algumas dicas para atingir esse objetivo.
Em primeiro lugar, você precisa estar ciente sobre a relevância de organizar as finanças pessoais. Portanto, confira os benefícios e como fazer para manter o seu planejamento financeiro em dia.
Manter um plano financeiro a cada mês é fundamental para que você estabeleça um controle dos seus gastos e evite o endividamento. Contudo, existem também outros benefícios dessa prática tão importante. Confira alguns deles.
Um dos principais benefícios de organizar as finanças pessoais é que você também consegue traçar suas metas e objetivos. Ou seja, o controle financeiro permite que você elabore uma estratégia para alcançar o que deseja a curto, médio e longo prazo.
Quem não quer poupar dinheiro, não é mesmo? E para que você consiga atingir esse objetivo, o planejamento financeiro não pode faltar. Afinal, com a organização você saberá quanto entra e sai das suas contas e quanto sobra no final do mês.
Outro benefício incrível de organizar as finanças pessoais é que você pode observar gastos supérfluos e decidir se quer cortá-los. Assim, é possível economizar e poupar ainda mais dinheiro.
Por fim, organizar as finanças pessoais vai te ajudar a equilibrar os gastos e evitar endividamento. É possível também saber quanto dinheiro é investido em cada categoria por mês como, por exemplo, alimentação, educação e entretenimento.
No começo de cada ano traçamos diversas metas, inclusive a de organizar as finanças. Contudo, você precisa criar um hábito se quiser manter seu planejamento em dia. Sendo assim, confira algumas dicas que separamos para te ajudar nessa missão.
Em primeiro lugar, para que você possa manter suas finanças pessoais organizadas, é fundamental elaborar um orçamento para prever suas movimentações. Dessa forma, é possível saber quanto economizar e controlar melhor os gastos. Além disso, um bom orçamento permitirá o planejamento de viagens, compra de grandes imóveis ou programar investimentos, por exemplo. Assim, a conclusão de metas e objetivos financeiros se torna natural.
2. Selecione suas prioridades e estabeleça um limite mensal
Para evitar gastos que extrapolem o orçamento, é necessário que você tenha em mente quanto deseja gastar em cada categoria. Por exemplo: 15% do salário em alimentação, 10% em educação e 5% em lazer. Esses valores devem ser estabelecidos como limites e conforme os seus objetivos a longo prazo. Fazendo isso, suas finanças pessoais tendem a se manter dentro do esperado.
Fazer dívidas não é uma boa forma de organizar suas finanças pessoais. Afinal, quando você começa uma dívida e faz outras na sequência, isso se torna uma verdadeira “bola de neve” que vai dificultar o pagamento. Portanto, procure pagar as contas e realizar suas compras sempre com Pix, cartão de débito ou ainda com pagamento no Boleto e à vista. Evite os cartões de crédito, pois são uma ilusão de um “dinheiro a mais”.
Embora possamos prever muitas coisas e planejar seus acontecimentos, algumas podem fugir dos planos. Sendo assim, você deve sempre estar prevenido perante condições adversas e imprevistos.
Ou seja, crie uma reserva de emergência ou de segurança guardando um parte do seu salário mensal. Nesse sentido, vale tudo, desde pequenas quantias como R$10 até valores maiores.
A tecnologia está presente em diversos segmentos e facilita a vida de muitas pessoas. Então, por que não adotar a tecnologia para controlar suas finanças pessoais?
Atualmente existem diversos planners financeiros e aplicativos para controle de entradas e saídas gratuitos disponíveis para dispositivos móveis. Ou ainda, você pode usar uma simples planilha e registrar tudo da forma mais conveniente.
Por fim, não se esqueça de procurar sempre saber mais sobre educação financeira para evitar erros no orçamento ou no seu planejamento. Dessa forma, você pode definitivamente fazer as pazes com suas finanças!
Como você pode ver, a educação financeira é fundamental para manter seu orçamento sempre saudável. Nesse sentido, a realização de cursos é uma ótima forma de conquistar esse objetivo.
E a Niu Cursos está aqui para ajudar! Com o nosso curso “Faça as pazes com suas Finanças” você vai saber tudo o que precisa para estar no controle dos seus gastos. Samy Dana e Dony de Nuccio esperam por você nessa jornada.
Clique aqui e saiba mais sobre esse curso incrível.