O tempo é o grande adversário de pessoas que querem aprimorar seus estudos e necessitam trabalhar para arrecadar o dinheiro para custear seus gastos pessoais, e ainda assim, continuar estudando. Muitos jovens precisam ajudar a aumentar a renda de suas famílias e acabam sendo “praticamente obrigados” a entrar no mercado de trabalho.

Pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (MEC), Organização dos Estados Interamericanos (OEI) e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), mostra que Pesquisadores identificaram que 20% dos frequentadores do Ensino Médio mantêm uma jornada de trabalho de oito horas diárias além dos estudos. Esse percentual chega a 40% no caso de alunos da EJA.

Foram ouvidos alunos com idades entre 15 a 29 anos, matriculados no Ensino Médio da rede pública, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou no programa Projovem Urbano. Foram respondidas questões que tinham o objetivo principal de esclarecer a relação da juventude com a escola.

Esse número aumenta ainda mais em se tratando de estudantes do ensino superior. O período noturno é o mais escolhido na hora da matrícula, pois acaba deixando a área comercial livre para ser preenchida por uma vaga de estágio ou emprego formal, e ajuda os formandos a finalizarem as horas complementares para obter o currículo.

Tenha controle sobre suas finanças

Quem concilia as duas atividades, normalmente normalmente trabalha para poder também estudar. Ou seja, paga a própria faculdade. Essa é uma realidade comum a muitos brasileiros. O resultado disso é que muitos acabam ficando “apertados” no final do mês com suas finanças pessoais. Se você não sabe como resolver essa questão, veja o que o Samy Dana tem para falar para você clicando aqui.

Crie uma rotina

Criar uma rotina de atividades, seja para o profissional ou para os estudos, é fundamental para quem possui uma rotina puxada e tem o tempo como adversária. Quando há muitas tarefas diárias por fazer, é muito provável que você acabe esquecendo de alguma coisa importante, ou se perca no tempo determinado para cada uma delas. Você já conhece o Trello? O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos gratuita e online. Disponível para desktop e também para celulares Android e iPhone (iOS), a plataforma é extremamente versátil e pode ser usada tanto para o acompanhamento de tarefas pessoais quanto para organizar projetos que envolvem equipes numerosas em grandes empresas.

Faça cursos online

Uma das alternativas para quem pretender aprender novas habilidades e quer uma flexibilidade maior de horários e localidade, são os cursos online. Eles apresentam o conteúdo específico que você precisa, sem enrolação e com pouca duração. Além disso, os certificados emitidos são reconhecidos por diversas instituições atestando a capacidade profissional do aluno, e podem ser utilizados como horas complementares para os cursos superiores. Quer conhecer cursos que ajudarão você a se tornar um profissional mais completo e com aulas de professores atuantes no mercado de trabalho? É só clicar aqui!