Filtros de busca:

Conheça as principais dicas para falar em público sem medo

Certamente, você já precisou ser o centro das atenções — na escola, no trabalho ou em algum evento — e teve que se comunicar com muita gente. Se fazer entender através da fala não é das tarefas mais fáceis e muitos sentem dificuldades. Se você é uma delas, confira este conteúdo com dicas para falar em público.

Você pode até pensar que algumas pessoas “nasceram para se comunicar” e, isso, de fato, acontece. Alguns conseguem se expressar melhor do que outros, é da natureza humana. Porém, mais do que facilidade, é necessário ter técnica para falar em público de forma clara, fluida e dinâmica.

Passo a passo para falar em público

O fato de estar no centro das atenções é, muitas vezes, como já falamos, um problema para várias pessoas, isso porque se expor em público faz com que o corpo entre em estado de defesa, causando situações inusitadas. Separamos, então, algumas dicas para evitar que isso aconteça.

Respiração

Um dos fatores mais importantes para quem deseja fazer um bom discurso ou passar a mensagem de maneira clara, é saber respirar adequadamente. Apesar de óbvio, em situações de nervosismo, empolgação ou medo, isso pode ser esquecido, causando, inclusive, situações embaraçosas.

Ao controlar a respiração, além de não precisar apressar a fala, você consegue se expressar com maior clareza, sendo mais facilmente compreendido por quem escuta, e se concentrar no que é necessário ser dito, inclusive, usando palavras mais propícias, sendo, esta, um bom auxílio para perder o medo de falar em público.

Pense no que dizer

Outra dica para falar em público é ter sempre um discurso pensado e preparado — sem muito improviso. Afinal, isso leva mais confiança para quem está ouvindo e permite que a construção do enunciado seja mais fácil, com começo, meio e fim.

Aprenda com pessoas experientes

Uma forma de se sentir mais confiante e de como perder o medo de falar em público pode ser conversando e, consequentemente, aprendendo com pessoas mais experientes no assunto, o que vai permitir um feedback mais concreto sobre as situações que você necessita se comunicar em frente aos outros.

Desenvolvendo a fala em público

Muitas pessoas se questionam sobre “como desenvolver a habilidade em público” e, mais do que facilidade natural, como já falamos antes, e treinamento, é necessário persistência e prática. A melhora só vem com você vivenciando esse tipo de situação, pois só assim saberá onde melhorar.

Aliás, apenas a partir dessa vivência e do enfrentamento de situações desse tipo, você pode entender como perder o medo de falar em público. No entanto, o trauma — glossofobia — de ter que passar por isso é tão grande que chega a atingir a maior parte da população mundial, segundo estudos.

Como fazer uma boa apresentação?

Diante das dicas para falar em público que colocamos neste texto, agora, você já sabe como fazer uma boa apresentação. Então, se ela for bem-planejada, com roteiro, e você usar as táticas de respiração, pensar no que dizer e conversar com pessoas que já passaram pela mesma situação, o sucesso será certo!

Entretanto, vale prestar atenção em algo muito importante — e que também serve como uma dica para falar em público — utilize a linguagem corporal. Isso mesmo! Afinal, falar com o corpo é uma forma de trazer mais confiança e de se comunicar, também, por meio dos movimentos.

Como um segundo passo, além de se expressar claramente, você poderá pensar em um discurso persuasivo — aquele que tem intenção de convencer as pessoas sobre um assunto ou ponto de vista.

Esse é o desejo de alguém que trabalha com vendas, por exemplo. Para saber mais sobre “saber vender”, clique aqui.

Onde aprender a falar em público

As dicas para falar em público mostradas neste texto servem para diversas áreas e situações cotidianas. Às vezes, temos a impressão de que falar em público se restringe apenas a profissionais de cargos importantes, celebridades e estudantes. Porém, muitas vezes, precisamos dessas técnicas de oratória em nossa rotina.

Na Niu Cursos, você encontra o curso Oratória e Performance que, como o próprio nome diz, conta com técnicas de oratória que vão te ajudar a ter mais facilidade e segurança no momento em que precisar falar em público.

Por isso, a Niu oferece um programa completo para você conquistar essa habilidade e se tornar uma referência no assunto. A empresa oferece um ótimo custo-benefício e a facilidade de você aprender no conforto da sua casa. Acesse o site e conheça.

Compartilhe esse conhecimento:

Outros posts que vão te interessar:

Power BI: você está pronto para se tornar um expert?

Conheceu mais sobre BI e quer se tornar um expert no assunto? Então, o curso Power BI é ideal para você! Nele, você vai começar a entender tudo sobre esse recurso a partir do zero. Para aprender, o processo vai ser muito prático e, o melhor, cada aluno vai criar um projeto real!

Durante o curso, você vai conferir desde a criação e instalação do sistema até a elaboração e visualização dos projetos, aprendendo como criar um dashboard e colocar mais inteligência no trabalho da sua empresa.

Saia do zero e vire profissional

Se você for um entusiasta do assunto, trabalha em uma parte estratégica da companhia ou pretende trabalhar, o curso de BI é feito para você! Criado para quem não tem conhecimento prévio sobre o tema, este curso vai ensinar tudo e tornar você um profissional da área.

O curso de Power BI on-line aborda cursos essenciais para todos os projetos de Business Intelligence, como Power Query, construção de layout bem definido, utilização das ferramentas, tanto no computador quanto no smartphone.

Ao final do curso, você vai poder desenvolver projetos profissionais de sucesso. Seguindo todas as etapas ensinadas nas aulas, você vai poder se destacar no mercado de trabalho tanto como consultor quanto como funcionário estratégico para a empresa em que atua.