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Descubra como se preparar para a Black Friday e aumentar suas vendas!

A Black Friday é um evento de compras que acontece ao final de todo ano, e é fundamental se preparar para aproveitar as oportunidades de negócios. Se você é um empreendedor, é muito importante saber como se preparar para a Black Friday.


Para você entender as estratégias adequadas para esse período, preparamos dicas para vender na Black Friday. Desde a criação de uma chamada atraente até estratégias de anúncios eficazes, você encontrará ideias práticas para impulsionar os negócios durante essa data tão aguardada pelos consumidores. Continue a leitura!

Planejamento e análise de dados é fundamental

Antes de aplicarmos algumas técnicas de vendas, é preciso realizar o planejamento e a estratégia para Black Friday. O primeiro passo é analisar as experiências passadas. Consulte os dados de vendas das outras datas festivas no ano para identificar os padrões de consumo dos clientes.


Assim, você entenderá quais são os produtos mais vendidos, o ticket médio e a localização dos clientes. Os dashboards de Power BI são excelentes para visualizar esses dados. Dessa maneira, a sua empresa pode adotar diferentes estratégias de como se preparar para a Black Friday, incluindo frete grátis e promoções.


Outro fator importante para a análise dos dados é estabelecer estimativas e metas de vendas realistas. As metas são excelentes ferramentas para motivar os colaboradores da empresa. Já as projeções funcionam muito bem para calcular o estoque necessário para a Black Friday, o que possibilita atender às demandas de forma imediata.

Trace a estratégia e monte a infraestrutura para a Black Friday

Após analisar os dados e conferir os melhores produtos ou serviços para a Black Friday, é o momento de traçar e executar o planejamento. Dessa forma, é essencial desenvolver um calendário até a Black Friday, incluindo todas as ações de marketing, logística, treinamento profissional e infraestrutura.


Se você trabalha com um e-commerce, por exemplo, deve considerar que as visitas à loja virtual são maiores na Black Friday. Dessa maneira, o servidor precisa comportar esse aumento de clientes, já que qualquer minuto fora do ar pode acarretar dezenas ou centenas de compras não concluídas.


Outro setor com maior demanda na Black Friday é o de atendimento. Seja para guiar os clientes ou gerenciar possíveis imprevistos, é imprescindível ter uma equipe de atendimento bem-preparada para as principais situações. 


A logística também é um ponto de como se preparar para a Black Friday para quem trabalha com produtos físicos. Nos dias anteriores e posteriores ao evento, as transportadoras podem estar com um alto fluxo de entregas. Dessa forma, é primordial comunicar ao cliente que o prazo de entrega será um pouco maior.

Marketing para a Black Friday

Um dos principais aspectos de como se preparar para a Black Friday é pensar minuciosamente na divulgação dos produtos e serviços. No mundo do marketing, há muitas técnicas e estratégias para utilizar em datas como essa. Veja estas ideias que separamos.

Prepare os clientes para a data

Os canais de comunicação da marca precisam criar o desejo nos clientes para aproveitar a Black Friday. Dessa maneira, a comunicação sobre o evento deve iniciar quanto antes e se intensificar na semana anterior à data. Além disso, um calendário de publicações nas redes sociais é fundamental.


As postagens e divulgações físicas devem mostrar ao cliente por que a Black Friday é imperdível, gerando expectativa para a data. O anúncio da Black Friday precisa despertar a curiosidade e o desejo por meio de benefícios únicos, como preços inéditos, pacotes promocionais e frete grátis.


Uma ideia de como se preparar para a Black Friday é criar uma campanha com storytelling, título e artes exclusivas. Assim, os consumidores estarão mais envolvidos antes das promoções iniciarem e se lembrarão facilmente da marca.

Faça chamadas atrativas

Antes e ao longo da data, é necessário atrair o público em diferentes canais de comunicação, como redes sociais, e-mail, Google Ads e banners no próprio site. Para realizar esses objetivos, a empresa precisa utilizar textos convincentes, concisos e chamativos.


Dessa maneira, a chamada para Black Friday deve seguir a estratégia de marketing da empresa e despertar sentimentos, principalmente de urgência. Uma dica é utilizar marcações de tempo – como “a promoção vai até amanhã” –, podendo também contar com contagens regressivas.


Outra forma de divulgar a campanha de Black Friday e conquistar a confiança dos clientes é realizar publicidade com influenciadores. Dessa maneira, diferentes públicos podem convergir para sua marca. Mas é sempre importante criar roteiros que guiem os influenciadores na campanha.

As últimas horas são importantes

Muitos clientes realizam a decisão da compra nos últimos momentos de uma promoção. Dessa maneira, as redes sociais devem comunicar as últimas horas da campanha de Black Friday e incentivar o público a tomar a decisão da compra.


Uma das ideias para Black Friday é informar no próprio site da empresa os últimos momentos de promoções por meio de recursos como pop-ups e timers. Se o consumidor tiver produtos no carrinho do e-commerce, o site pode enviar um lembrete via e-mail.


Além disso, as empresas precisam dar atenção especial ao pós-venda. O atendimento deve estar preparado para eventuais problemas e dúvidas. Já para fidelizar o cliente, a empresa pode enviar comunicações sobre promoções futuras ou colher feedback sobre a experiência de compra.

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