Filtros de busca:

Entenda o que é engenharia de dados

A engenharia de dados é uma disciplina fundamental para o sucesso de projetos de tecnologia da informação em diversas organizações. Ela permite a coleta, o armazenamento, o processamento e a análise de grandes volumes de dados para tomada de decisões estratégicas.

Por aqui, vamos mostrar tudo sobre engenharia de dados, o que é e quais suas áreas de atuação. Além disso, você vai conhecer a rotina do profissional nesse campo e os requisitos necessários para trabalhar na área. Continue lendo e confira.

Campo de estudos com várias possibilidades

A engenharia de dados é um campo de estudos abrangente. Seu foco é o desenvolvimento de sistemas e infraestruturas para coletar, organizar, processar e disponibilizar dados de maneira eficiente e escalável.

É uma parte essencial da ciência presente nos bancos de dados e da inteligência artificial, permitindo que as organizações transformem grandes volumes de informações em insights acionáveis. Isso facilita a leitura e o estudo do que os dados querem dizer, possibilitando uma melhor compreensão deles.

A área envolve diferentes etapas, da aquisição de dados à disponibilização de informações. O engenheiro de dados trabalha em conjunto com cientistas de dados e outros profissionais para garantir que as informações estejam disponíveis em tempo hábil e com qualidade para permitir análises significativas.

Áreas de atuação

Esse campo de estudo abrange várias áreas de atuação, cada uma com desafios e responsabilidades específicas. Isso acontece porque existem diferentes tipos de dados, que precisam ser compreendidos individualmente. Confira alguma das principais áreas:

Arquitetura e integração de dados

Os engenheiros projetam e desenvolvem a infraestrutura de armazenamento, como bancos de dados, Big Data (data lakes ou data warehouses), garantindo que as informações sejam armazenadas de maneira segura e acessível.

Já na integração, os profissionais dessa área trabalham na coleta de dados de várias fontes, muitas vezes diferentes entre si. Eles criam pipelines de dados (uma série de etapas de processamento para preparar dados corporativos) para unificar as informações e garantir que estejam disponíveis para análise.

Por falar em processamento, saiba que o foco dos profissionais que atuam nessa área é projetar sistemas que possam processar dados em tempo real. Isso permite análises e tomadas de decisão em tempo hábil.

Gestão, qualidade e governança de dados

A gestão de dados envolve a administração dos metadados, a definição de políticas de acesso e segurança, bem como a garantia de conformidade com as regulamentações aplicáveis. É um setor da engenharia de dados que controla como eles serão separados e levados para os analistas.

Para ter uma boa gestão e análises precisas, garantir a qualidade dos dados é essencial. Nessa área, os profissionais trabalham em estratégias para limpeza, padronização e enriquecimento dos dados.

Enquanto isso, a governança de dados trata de políticas e processos que garantem a utilização dos dados de forma ética, segura e alinhada com as estratégias organizacionais. As informações são levadas a sério e cuidadosamente analisadas de acordo com as políticas da empresa.

Rotina do profissional de engenharia de dados

A rotina desse profissional é dinâmica e desafiadora. Ela envolve várias etapas, desde a análise das necessidades dos usuários até a implementação e o monitoramento das soluções. Algumas tarefas comuns incluem compreender as necessidades dos usuários e das áreas de negócio.

Também está no dia a dia a criação e implementação de pipelines de dados para coleta, transformação e disponibilização das informações. Além disso, esse profissional deve assegurar que os dados estejam sendo processados corretamente e que os resultados estejam de acordo com o esperado.

Existe ainda manutenção e monitoramento. Nessa etapa, acompanha-se o desempenho do sistema e a colaboração com outras áreas. Tudo está interligado na formação engenheiro de dados e em seu trabalho usual.

Como trabalhar com engenharia de dados?

Para se tornar um profissional de engenharia de dados, é necessário desenvolver uma combinação de habilidades técnicas e conhecimentos em negócios. Alguns requisitos fundamentais incluem conhecimento em programação e experiência com banco de dados.

Mas fique tranquilo, tudo pode ser aprendido. Desde os aprendizados mais simples até os mais sofisticados, como big data e estatística, no curso de engenharia de dados você aprende tudo o que esse profissional faz e se capacita para o mercado de trabalho.

A importância de estudar dados

Essa profissão desempenha um papel fundamental no mundo moderno, em que os dados se tornaram um recurso valioso para as organizações. A habilidade de coletar, processar e analisar informações de forma eficiente permite que empresas tomem decisões mais informadas e identifiquem oportunidades de negócios.

A importância do campo de estudo de dados também se estende para áreas como medicina, ciências sociais, empreendedorismo e muitas outras. Por exemplo, na área da saúde, a análise de grandes volumes de dados pode levar a descobertas importantes em pesquisas médicas e diagnósticos mais precisos.

Como é estudar engenharia de dados na Niu Cursos

No geral, a engenharia de dados é uma disciplina multifacetada e imprescindível nos dias atuais. Profissionais nessa área são fundamentais para garantir que as organizações sejam capazes de extrair o máximo de seus dados, alavancando o potencial das informações para gerar inovação, eficiência e vantagem competitiva.

E se você deseja se aprofundar nesta área, a Niu Cursos possui uma formação completa, com certificado emitido pela faculdade IMPACTA e que abre muitas oportunidades no mercado. Destaque-se no mercado de trabalho com as especializações disponíveis em nossa plataforma, estudos atuais e professores renomados.

Compartilhe esse conhecimento:

Outros posts que vão te interessar:

Como começar a empreender?

Você já pensou em começar o seu próprio negócio, mas não sabe como começar a empreender? Existem muitos detalhes sobre empreendedorismo que podem aproximar você

Power BI: você está pronto para se tornar um expert?

Conheceu mais sobre BI e quer se tornar um expert no assunto? Então, o curso Power BI é ideal para você! Nele, você vai começar a entender tudo sobre esse recurso a partir do zero. Para aprender, o processo vai ser muito prático e, o melhor, cada aluno vai criar um projeto real!

Durante o curso, você vai conferir desde a criação e instalação do sistema até a elaboração e visualização dos projetos, aprendendo como criar um dashboard e colocar mais inteligência no trabalho da sua empresa.

Saia do zero e vire profissional

Se você for um entusiasta do assunto, trabalha em uma parte estratégica da companhia ou pretende trabalhar, o curso de BI é feito para você! Criado para quem não tem conhecimento prévio sobre o tema, este curso vai ensinar tudo e tornar você um profissional da área.

O curso de Power BI on-line aborda cursos essenciais para todos os projetos de Business Intelligence, como Power Query, construção de layout bem definido, utilização das ferramentas, tanto no computador quanto no smartphone.

Ao final do curso, você vai poder desenvolver projetos profissionais de sucesso. Seguindo todas as etapas ensinadas nas aulas, você vai poder se destacar no mercado de trabalho tanto como consultor quanto como funcionário estratégico para a empresa em que atua.