Filtros de busca:

Estratégia do Oceano Azul: o que é, e como funciona?

Saiba como utilizar a estratégia do Oceano Azul, conceito muito utilizado no universo do empreendedorismo, e que ajuda diversas empresas a se destacarem no mercado em suas áreas.

A expressão metafórica não é recente, ela tem ganhado popularidade há cerca de 5 anos no mundo dos negócios, porém ainda é motivo de curiosidade e dúvidas, principalmente para aqueles que estão começando a explorar esse universo.

Como surgiu?

No ano de 2005, o sul coreano W. Chan Kim e a estadunidense Renée Mauborgne lançaram o livro Blue Ocean Strategy – How to Create Uncontested Market Space and Make the Competition Irrelevant, que explica o conceito e como aplicá-lo. Ambos autores são acadêmicos da INSEAD, The Business School for the World, uma das maiores escolas de negócios do mundo. No Brasil o livro foi lançado em 2007 com o título de A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante. O livro foi o resultado de 10 anos de pesquisas, em 150 empresas de 30 setores diferentes.

O que é?

Com a publicação e ganho de popularidade, houve uma confusão entre o livro e o conceito em si. Muitos acreditam que estratégia do Oceano Azul trata-se do livro que leva o mesmo nome, e acabam esquecendo e não entendendo o conceito trazido no livro.

Os autores explicam que a melhor forma de superar uma concorrência, é não tentando superá-la. Pera, como assim? A metáfora utilizada tem o objetivo de mostrar que uma empresa pode ter sucesso explorando todo um oceano azul que tem pela frente, ou seja, tomando frente de um nicho inexistente no mercado e se tornando referência em seu segmento, ou naquilo que faz. O oceano azul é o mar de oportunidades que uma empresa pode aproveitar, quando faz algo que seus concorrentes não fazem.

Mas e se com o tempo uma empresa acaba ganhando concorrentes também? Provavelmente isso aconteça com o tempo, como é o caso da Casas Bahia e do Habib’s. Ambas empresas abriram mercados que não eram explorados, (a Casas Bahia com o carnê como forma de pagamento, e o Habib’s com comida árabe com valor baixo e em grande quantidade) e hoje acabam tendo diversos concorrentes. De acordo com a teoria, as empresas ocupam no momento o Oceano Vermelho, que nada mais é do que uma comparação de batalhas navais, onde o sangue é derramado no mar, nesse caso fazendo uma comparação as “guerras das concorrentes”.

Para que seja possível aplicar em sua empresa, estendendo o máximo de aproveitamento, é possível traçar um planejamento de ações:

  • Reconstruir barreiras no mercado;
  • Concentrar-se no panorama geral;
  • Ir além da demanda existente;
  • Formular a estratégia na sequência adequada;
  • Superar os obstáculos organizacionais;
  • Orientar a execução estratégica.

Quer saber mais?

Ainda ficaram algumas dúvidas e não sabe mais onde procurar? Pedro Ivo Moraes fala sobre essa e muitas outras estratégias para construir o seu negócio de maneira sólida e qualificada no curso Empreendedorismo 4.0 da NIU Cursos!

Compartilhe esse conhecimento:

Outros posts que vão te interessar:

Power BI: você está pronto para se tornar um expert?

Conheceu mais sobre BI e quer se tornar um expert no assunto? Então, o curso Power BI é ideal para você! Nele, você vai começar a entender tudo sobre esse recurso a partir do zero. Para aprender, o processo vai ser muito prático e, o melhor, cada aluno vai criar um projeto real!

Durante o curso, você vai conferir desde a criação e instalação do sistema até a elaboração e visualização dos projetos, aprendendo como criar um dashboard e colocar mais inteligência no trabalho da sua empresa.

Saia do zero e vire profissional

Se você for um entusiasta do assunto, trabalha em uma parte estratégica da companhia ou pretende trabalhar, o curso de BI é feito para você! Criado para quem não tem conhecimento prévio sobre o tema, este curso vai ensinar tudo e tornar você um profissional da área.

O curso de Power BI on-line aborda cursos essenciais para todos os projetos de Business Intelligence, como Power Query, construção de layout bem definido, utilização das ferramentas, tanto no computador quanto no smartphone.

Ao final do curso, você vai poder desenvolver projetos profissionais de sucesso. Seguindo todas as etapas ensinadas nas aulas, você vai poder se destacar no mercado de trabalho tanto como consultor quanto como funcionário estratégico para a empresa em que atua.