fbpx

Filtros de busca:

Criança jogando video game com o pai

Games brasileiros atraem prêmios e investimentos

Por Luiz Gustavo Pacete

No mundo, a indústria de games deve movimentar US$ 200 bilhões até 2023 e parte considerável desse faturamento se deve ao potencial do Brasil como mercado consumidor. E este cenário que, inclusive, já produziu o primeiro unicórnio brasileiro de games, a Wildlife, vem atraindo cada vez mais investimentos. Há duas semanas, a Epic Games, dona do jogo Fortnite, confirmou que está investindo no game de terror ‘Fobia – St Dinfna Hotel’, desenvolvido pela Pulsatrix Studios.

Potencial dos games no Brasil

De acordo com Thiago Matheus, CEO da Pulsatrix Studios, atrair uma empresa tão influente quanto a Epic Games reforça o potencial de uma indústria em pleno desenvolvimento no Brasil. “Isso significa a validação do nosso projeto e o reconhecimento de que temos potencial de alcançar um grande número de jogadores ao redor do mundo. E esperamos que esse seja o primeiro passo de uma série de outras parcerias, que ajudem a fomentar o desenvolvimento não só da Pulsatrix, mas também de todo um hub de desenvolvimento de jogos no Brasil”, afirma.

LEIA TAMBÉM: FIFA e EA forçam o bilionário setor de games a repensar propriedade intelectual

Jogo Yuki vence prêmio

Na semana passada, o jogo imersivo Yuki, da Arvore Immersive, que conta com a direção de Kako D’Angelo, venceu o Raindance Immersive. O mesmo estúdio acumula uma série de prêmios com o título The Line, que já foi reconhecido no Emmy e Festival de Veneza. “O Brasil está sendo considerado em várias frentes. Hoje, nossa indústria tem a possibilidade de estar em um mercado que a competição é global. Temos o potencial de sermos o próximo polo de inovação de games e esses reconhecimentos ajudam a dar visibilidade da qualidade que desenvolvemos por aqui. Atualmente, o endosso ao nosso mercado vai muito além do marketing e passa pelos negócios e também atrai outros players relevantes”, explica Rodrigo Terra, cofundador da Arvore Immersive e presidente da Abragames.

Magazine Luiza e Itaú investem em jogos brasileiros

Também na semana passada, o Magazine Luiza anunciou o investimento em jogos brasileiros. Um dos objetivos é poder levar opções de entretenimento para os usuários do app Magalu. Inicialmente, serão destinados R$ 100 mil para três projetos a serem escolhidos por meio de edital. Conforme Thiago Catoto, diretor do Luizalabs, explicou à imprensa no dia do lançamento, o foco está em games curtos que possam ser jogados durante trajetos, por exemplo. “Com isso, nosso foco é fomentar a indústria nacional e trazer mais empresas para esse segmento”, afirma.

Em setembro, o Itaú Unibanco anunciou investimentos no jogo Camp Wars, 100% brasileiro e desenvolvido e idealizado por Pedro Caxa. Robson Harada, superintendente de Growth Marketing do banco, explica que o fomento da indústria nacional de desenvolvimento de jogos é uma das premissas das ações recentes da marca no cenário. “Temos uma série de grandes estúdios produzindo games nacionais tão bons quanto aqueles que são feitos em outros lugares do mundo. Mas o que queremos, com a nossa marca e histórico de apoio a grandes causas, é dar voz e visibilidade para projetos como o do Pedro, que começou como um jogo de estudo e foi abraçado pela comunidade gamer e nas redes sociais, onde o Pedro é um fenômeno”, explica Harada.

Texto publicado por Forbes Brasil, em 23/11/21 e disponível no link.

Quer que seus filhos aprendam a programar seus próprios jogos e estejam aptos para entrar nesse mercado em ascensão? Você pode clicar neste link e assistir a primeira aula grátis do curso Programação e Produção de Jogos para crianças da Niu Cursos.

Compartilhe esse conhecimento:

Outros posts que vão te interessar:

homem com um microfone na mão falando diante de um auditório

O que é oratória

A oratória está diretamente ligada à comunicação eficaz, sendo a arte de se expressar de forma clara, persuasiva e cativante. Entender o que é oratória

Como começar a empreender?

Você já pensou em começar o seu próprio negócio, mas não sabe como começar a empreender? Existem muitos detalhes sobre empreendedorismo que podem aproximar você

Power BI: você está pronto para se tornar um expert?

Conheceu mais sobre BI e quer se tornar um expert no assunto? Então, o curso Power BI é ideal para você! Nele, você vai começar a entender tudo sobre esse recurso a partir do zero. Para aprender, o processo vai ser muito prático e, o melhor, cada aluno vai criar um projeto real!

Durante o curso, você vai conferir desde a criação e instalação do sistema até a elaboração e visualização dos projetos, aprendendo como criar um dashboard e colocar mais inteligência no trabalho da sua empresa.

Saia do zero e vire profissional

Se você for um entusiasta do assunto, trabalha em uma parte estratégica da companhia ou pretende trabalhar, o curso de BI é feito para você! Criado para quem não tem conhecimento prévio sobre o tema, este curso vai ensinar tudo e tornar você um profissional da área.

O curso de Power BI on-line aborda cursos essenciais para todos os projetos de Business Intelligence, como Power Query, construção de layout bem definido, utilização das ferramentas, tanto no computador quanto no smartphone.

Ao final do curso, você vai poder desenvolver projetos profissionais de sucesso. Seguindo todas as etapas ensinadas nas aulas, você vai poder se destacar no mercado de trabalho tanto como consultor quanto como funcionário estratégico para a empresa em que atua.