fbpx

Filtros de busca:

Celular com pix em cima da bandeira do Brasil

Gastamos mais com o PIX?

Como muitos bancos comunicam o valor debitado e o saldo restante, somos submetidos ao sofrimento psicológico de pagar por algo, e isso leva a um controle maior das finanças

Uma nota ou uma moeda quase sempre valem mais do que o papel ou o metal que foram necessários para que fossem produzidas. Esse é um dos aspectos mais curiosos do dinheiro, a maneira como foi revolucionário para substituir o escambo, o hábito de trocar coisas que foi a base da economia em muitas civilizações. Tudo ou quase tudo pode ser trocado por dinheiro. Mas o dinheiro também traz um problema. Como pode ser trocado por tudo, deve ser gasto para que vivamos com mais prazer, e isso faz com que a maioria das pessoas gaste mais do que devia. Agora, o meio importa. Está bem documentado, por exemplo, que o cartão de crédito nos faz gastar até 18% mais do que compramos com dinheiro vivo ou mesmo com o cartão de débito.

Mas e o Pix?

O sistema de pagamentos automáticos do Banco Central permite pagar ou receber na hora. Será que, por acaso, nos faz gastar mais, como o cartão de crédito, ou menos, como ocorre com o dinheiro? Por ser um modelo novo, implantado no fim de 2020, não há estudos a respeito envolvendo os consumidores brasileiros. Mas junto com o Brasil, 55 países hoje usam meios de pagamento automático. Índia, China, Reino Unido, Chile e Austrália, por exemplo, estão nesse grupo.

Não existem estudos definitivos a respeito. Mas existe algum consenso entre pesquisadores de que pagamentos eletrônicos, como o Pix, não devem levar a maiores gastos. É a opinião, por exemplo, do psicólogo Emir Efendic, da universidade de Maastricht, na Holanda, que estuda como tomamos decisões de consumo. Ele diz que, para a nossa mente, o Pix e outros meios de pagamento semelhantes se parecem mais com dinheiro vivo do que com o cartão.

A diferença está no fato de que, ao pagarmos por algo via Pix, o valor é automaticamente debitado da conta bancária. E muitos bancos comunicam, junto com o valor debitado, o saldo restante. E isso ativa a dor de pagar, o sofrimento psicológico que nos atinge quando gastamos dinheiro. É um dos conceitos mais conhecidos da economia comportamental. Se gastamos com algo, deixamos de gastar com outras coisas. E esse sentimento, ao que tudo indica, acaba fazendo com que não abusemos. Ainda faltam dados definitivos, mas os indícios mostram que, do ponto de vista do comportamento, o Pix traz muito mais vantagens do que desvantagens.

Por: Samy Dana

Disponível em: https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/samy-dana/o-uso-do-pix-nos-faz-gastar-mais-do-que-deveriamos.html

Quer organizar sua vida financeira? Conheça o curso “Faça as pazes com suas finanças” com Samy Dana. Acesse o site niucursos.com.br, e insira o cupom SAMYFINANCAS para ganhar 15% de desconto no valor total. Veja mais informações no vídeo abaixo:

Compartilhe esse conhecimento:

Outros posts que vão te interessar:

Como começar a empreender?

Você já pensou em começar o seu próprio negócio, mas não sabe como começar a empreender? Existem muitos detalhes sobre empreendedorismo que podem aproximar você

Power BI: você está pronto para se tornar um expert?

Conheceu mais sobre BI e quer se tornar um expert no assunto? Então, o curso Power BI é ideal para você! Nele, você vai começar a entender tudo sobre esse recurso a partir do zero. Para aprender, o processo vai ser muito prático e, o melhor, cada aluno vai criar um projeto real!

Durante o curso, você vai conferir desde a criação e instalação do sistema até a elaboração e visualização dos projetos, aprendendo como criar um dashboard e colocar mais inteligência no trabalho da sua empresa.

Saia do zero e vire profissional

Se você for um entusiasta do assunto, trabalha em uma parte estratégica da companhia ou pretende trabalhar, o curso de BI é feito para você! Criado para quem não tem conhecimento prévio sobre o tema, este curso vai ensinar tudo e tornar você um profissional da área.

O curso de Power BI on-line aborda cursos essenciais para todos os projetos de Business Intelligence, como Power Query, construção de layout bem definido, utilização das ferramentas, tanto no computador quanto no smartphone.

Ao final do curso, você vai poder desenvolver projetos profissionais de sucesso. Seguindo todas as etapas ensinadas nas aulas, você vai poder se destacar no mercado de trabalho tanto como consultor quanto como funcionário estratégico para a empresa em que atua.