Filtros de busca:

sobre uma mesa, uma mão masculina está ao lado de moedas e segura uma ilustração de gráfico

Veja como começar a fazer investimentos financeiros

Os investimentos financeiros estão atraindo cada vez mais pessoas. O que antes era considerado longe da realidade, hoje é visto com muito mais interesse. Por isso, se você deseja começar no mundo dos investimentos, saiba que o primeiro passo é buscar conhecimento sobre a área.


Neste artigo, vamos explicar como começar a investir. Você vai conhecer as principais categorias de investimentos e saber qual é o seu perfil. Continue a leitura e confira as principais informações.

Seus primeiros passos no mundo dos investimentos financeiros

Antes de tudo, é muito importante entender o que é um investimento financeiro. É considerado como investimento tudo aquilo que é visto como uma aquisição de um ativo financeiro. Por exemplo: ações, moeda estrangeira, commodities, entre outros. 


O principal objetivo dos investimentos financeiros é aumentar o seu patrimônio, algo que gere lucro. Sendo assim, comprar uma casa não é um investimento. Já alugar uma casa para obter renda é considerado um tipo de ativo financeiro. 


Entender essas diferenças é muito importante, pois, assim, você fica mais preparado para escolher como e quando investir. No começo, talvez você pense que é algo muito complexo. Mas quando entende as principais características dos investimentos e como pode usá-los para alcançar seus objetivos, fica mais fácil.

Quais são os tipos de investimentos financeiros?

Um dos principais pontos que todo investidor precisa conhecer são os tipos de investimentos financeiros. Cada um possui características diferenciadas e que devem ser consideradas antes de investir. Primeiramente, todo iniciante em investimentos precisa saber a diferença entre renda fixa e renda variável. Veja:

Renda fixa 

Se preferir investir na renda fixa, você tem a informação do rendimento de forma preestabelecida no momento da aplicação. Esse é um tipo de investimento mais previsível e é considerado por muitos um tipo de investimento financeiro seguro. Ficou curioso? Veja alguns exemplos:


  • Tesouro Direto;

  • CDB – Certificado de Depósito Bancário;

  • LCI – Letra de Crédito Imobiliário;

  • LCA – Letra de Crédito do Agronegócio;

  • Debêntures.

Renda variável 

Já na renda variável os retornos não são fixos. Além disso, eles podem variar de acordo com a movimentação do mercado, ou seja, de acordo com as suas oscilações, o investidor pode ter ganhos significativos, mas também pode sofrer algumas perdas. Veja só:


  • ações;

  • fundo de investimento em ações;

  • ETFs – Exchange Traded Funds;

  • criptomoedas;

  • commodities;

  • investimentos imobiliários;

  • derivativos;

  • mercado de câmbio (Forex). 


São diversos tipos de investimentos que você pode explorar. Mas antes de escolher um tipo de investimento, você precisa conhecer o seu perfil. Essa é uma informação que faz toda a diferença na hora de investir.

Identifique  o seu perfil de investidor

Você já ouviu falar sobre os perfis de investidor? Cada pessoa tem um jeito de investir. Enquanto umas são mais conservadoras, outras optam por correr certos riscos para obter ganhos significativos.


Conhecer o seu tipo de perfil é fundamental para escolher os investimentos financeiros certos para o que você precisa. Dessa forma, você evita cometer erros e, assim, se prejudicar. A seguir, confira quais são eles.


Conservador 

Este é o tipo de perfil que o investidor prefere a segurança do seu capital. Então, ele evita riscos elevados e busca fazer investimentos de baixa oscilação. Dessa forma, ele se sente mais seguro para não perder dinheiro.

Moderado 

Este investidor busca o equilíbrio entre segurança e crescimento do capital. Por isso, ele assume um pouco mais de risco em alguns setores mais seguros para ter retornos mais elevados. Além disso, começa a diversificar a sua carteira de investimentos.

Agressivo/Arrojado 

Este é o perfil mais ousado de todos, buscando maximizar seus ganhos, mesmo que envolvam mais riscos. Ele costuma ter uma carteira de investimentos bem-diversificada e está mais preparado para apostar mesmo com as oscilações do mercado.

Como escolher o investimento financeiro certo para você?

Agora que você já conhece as categorias de investimentos financeiros e os tipos de perfis, será que está pronto para começar a investir? Um dos fatores importantes a ser considerado é o tempo. 


Você deve levar em consideração o tempo que deseja investir em cada tipo de investimento para alcançar o seu objetivo. Por exemplo, os investimentos de renda fixa contam com datas de vencimento. Isso porque essa data de vencimento funciona como controle de riscos, além de ser uma garantia de retorno ao investidor.


Portanto, para saber como escolher o melhor investimento, tenha o seu objetivo bem-estabelecido, a meta de quanto dinheiro quer investir e a categoria de investimento. 

Conhecimento é importante para o seu dinheiro

Você não precisa estudar Economia para ser um investidor. Atualmente, está cada vez mais acessível escolher um investimento para obter ganhos. No entanto, é muito importante que você busque informações confiáveis, para fazer as melhores escolhas para a sua vida financeira.


Se você quer saber como começar a estudar investimentos, escolha uma instituição de confiança e que ofereça conteúdos de qualidade, como ótimos cursos, com professores renomados e em uma plataforma de confiança, como a Niu Cursos.

Niu Cursos: conheça tudo sobre os investimentos financeiros

Quer se tornar um investidor de sucesso? Então, você precisa conhecer os cursos de investimentos financeiros aqui da Niu Cursos. Você aprenderá o que precisa para estar mais preparado e confiante para começar a investir. Esse é o momento para ampliar os conhecimentos e investir no seu futuro!



Compartilhe esse conhecimento:

Outros posts que vão te interessar:

Power BI: você está pronto para se tornar um expert?

Conheceu mais sobre BI e quer se tornar um expert no assunto? Então, o curso Power BI é ideal para você! Nele, você vai começar a entender tudo sobre esse recurso a partir do zero. Para aprender, o processo vai ser muito prático e, o melhor, cada aluno vai criar um projeto real!

Durante o curso, você vai conferir desde a criação e instalação do sistema até a elaboração e visualização dos projetos, aprendendo como criar um dashboard e colocar mais inteligência no trabalho da sua empresa.

Saia do zero e vire profissional

Se você for um entusiasta do assunto, trabalha em uma parte estratégica da companhia ou pretende trabalhar, o curso de BI é feito para você! Criado para quem não tem conhecimento prévio sobre o tema, este curso vai ensinar tudo e tornar você um profissional da área.

O curso de Power BI on-line aborda cursos essenciais para todos os projetos de Business Intelligence, como Power Query, construção de layout bem definido, utilização das ferramentas, tanto no computador quanto no smartphone.

Ao final do curso, você vai poder desenvolver projetos profissionais de sucesso. Seguindo todas as etapas ensinadas nas aulas, você vai poder se destacar no mercado de trabalho tanto como consultor quanto como funcionário estratégico para a empresa em que atua.