Apesar de ser uma das profissões mais populares dentro do marketing, é comum que ainda haja dúvidas sobre o que é copywriter e o que ele faz. Essa é uma área que desperta o interesse de quem tem facilidade com a escrita e quer atuar com comunicação.
No entanto, não basta somente saber escrever. Para ter sucesso nessa carreira, é preciso conhecer as técnicas de copywriting e saber como aplicá-las de forma eficiente. Continue lendo e veja tudo o que você precisa saber sobre essa profissão.
Antes de falar mais sobre o que é copywriter, é preciso compreender o conceito de copywriting. Copywriting é a área que trata do processo de produção de textos em estilo mais persuasivo. Pode ser um e-mail, uma landing page ou uma mensagem no WhatsApp, mas esse texto tem um objetivo: vender.
Sendo assim, o copywriter é o profissional especializado em criar conteúdos que ajudem a promover um determinado produto ou serviço. Para isso, além de ter um bom conhecimento de marketing digital, é preciso se aprofundar no negócio do cliente e utilizar técnicas apropriadas para alcançar o objetivo desejado.
Quem está situado na área do marketing já deve ter visto esses dois nomes por aí. Se você está iniciando nessa área, é comum se confundir e achar que se trata da mesma profissão, mas existem algumas diferenças.
Você já sabe o que faz um copywriter, que é basicamente um produtor de textos persuasivos com o objetivo de levar a uma ação determinada. No entanto, antes de escrever, esse trabalho envolve muita pesquisa de mercado e do público-alvo para manter a identificação de tom e voz da empresa e saber analisar os resultados.
O trabalho de um redator é parecido em muitos aspectos, mas existe uma diferença essencial: o conteúdo não é necessariamente elaborado para que o leitor realize uma ação, como comprar um produto ou contratar um serviço. O texto pode ser informativo ou educativo apenas para ensinar algo.
Para ter sucesso na área, além de uma boa escrita, o copywriter precisa adquirir uma base sólida de conhecimento em algumas técnicas. Esse conjunto de habilidades é essencial para que o profissional consiga realizar um bom trabalho. Confira esta lista com alguns exemplos.
Ao pesquisar o que é copywriter, você descobrirá que existe uma técnica bastante comum na rotina desse profissional: gatilhos mentais. Sem eles, o texto criado não tem a capacidade de influenciar o leitor a realizar uma ação.
Os gatilhos mentais são ações externas, estímulos que podem despertar emoções nas pessoas de forma inconsciente. Quando se trata de técnicas de persuasão de vendas, utilizar esses gatilhos pode ser muito eficiente. Mas quais são esses eles? Veja alguns exemplos.
escassez: motiva a antecipação do processo de decisão de compra;
exclusividade: desperta a sensação de que é algo único e para poucos;
urgência: desperta a ansiedade pela compra;
prova social: estimula a compra pela experiência de outra pessoa;
autoridade: desperta a confiança nas pessoas.
Um ponto muito importante para o desenvolvimento desse trabalho é a combinação do SEO e copywriting. No mundo digital, principalmente no online, é preciso usar uma estratégia para atrair o público, e é aí que entra o SEO.
Por exemplo, se um copywriter precisa criar um texto para um anúncio display no Google, ele deve usar as palavras-chave certas para chamar a atenção. Esse é apenas um dos pontos que compõem o SEO.
Não é necessário se tornar um especialista em SEO, mas é importante ter um bom conhecimento sobre essa área. Por isso, é muito importante que empresas e clientes tenham uma noção mais clara do que é copywriter. Afinal, seu trabalho não é apenas texto simples, pois envolve diversos tipos de técnica e pesquisa.
Realizar cursos de copywriting é essencial para atuar no mercado de trabalho. Se observar os profissionais de diversas empresas, nem todos são formados em Publicidade e Propaganda, como é de se imaginar. Alguns são formados em Marketing, Jornalismo e até mesmo migraram de outra área.
Seja com uma pós-graduação na área ou cursos livres, o importante é investir na sua formação para aprender tudo o que é necessário. Além disso, vale sempre realizar novos cursos para se manter atualizado.
Para os iniciantes, o primeiro passo é criar exemplos de textos. Se esse é o seu caso, tente se inspirar em alguma marca ou produto de que gosta. Para que as pessoas possam conhecer o seu potencial e conhecimento, divulgue o que produziu em um portfólio online, como no WordPress, Behance ou até mesmo em um arquivo no Google Drive.
Para ganhar mais experiência, tente oportunidades como copywriter freelancer. Envie o seu currículo e portfólio para empresas, crie um perfil profissional no LinkedIn e busque oportunidades em sites para profissionais autônomos.
Saber quanto ganha um copywriter depende de muitos fatores, incluindo porte da empresa, região e principalmente o nível/tempo de experiência. Um iniciante pode começar com algo em torno R$ 1.500, e um profissional experiente chega a ganhar em média R$ 6.000.
Também existe a opção de começar a empreender na área e ter seu próprio negócio. Isso possibilita ganhos maiores, mas pode levar tempo, foco na captação de clientes e muita dedicação.
Agora que você já sabe o que é copywriter, que tal iniciar sua jornada nessa área? Para se tornar um profissional de referência no mercado e conseguir as melhores oportunidades, o segredo está na especialização constante.
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