fbpx

Filtros de busca:

O que é copywriting? Conheça essa prática para sua estratégia

Podemos começar essa apresentação com um exemplo muito comum. Você recebe um e-mail que o leva a alguma ação — tudo de forma orgânica. O que é copywriting? Nada mais do que o texto, bastante persuasivo, que te direciona a fazer algo.

Para que você entenda — de modo dinâmico e didático — o que é copywriting e consiga aplicar esse método no seu dia a dia, vamos explicar um pouco o mecanismo dessa prática, como você pode adotá-la e os diferentes canais em que ela é assertiva e essencial.

Copywriting: por onde começar?

Os textos persuasivos estão presentes em diversas estratégias de marketing e são efetivos em e-mails, landing pages, catálogos, anúncios e outros materiais de vendas.

Fique atento, pois é preciso que antes de você, de fato, começar a usar o copywriting nas suas comunicações, tenha alguns detalhes já acertados, como o público-alvo, o propósito do seu produto ou serviço e como a escrita vai comunicar o que você quer vender. Vamos nessa?

Copy: o que é?

Copy significa texto. O que é copywriting? Isso nós já começamos a responder. Agora, o copy é o texto em si, aquele que será usado nos seus sites, e-mails e anúncios — enfim, na peça que você está desenvolvendo.

Um bom copy é acompanhado de uma estrutura que envolve identidade visual e tom de voz, seguido de público-alvo e campanha de marketing já estabelecidos.

Para direcionar como você pode implementar tais aspectos no seu trabalho, vamos compartilhar alguns métodos para te ajudar na conversão de leads. Atente-se, pois, certamente, muitas dessas estratégias você já deve conhecer.

Gatilhos mentais: conheça a prática

A partir de agora vamos mostrar algumas categorias de copy fundamentais para a sua estratégia de copywriting, os gatilhos mentais. Lembre-se de que não existe um mais importante que o outro. Cada um tem sua especialidade e relevância.

Reciprocidade e aprovação social

Quem não gosta de se sentir respondido, não é mesmo? Como princípio genuíno do copywriting, ele precisa aparecer nas suas comunicações. Dê preferência para a ação positiva, uma vez que se trata de uma emoção natural do ser humano.

A aprovação social é algo que se relaciona com as pessoas ao seu redor e que tem papel essencial no fator decisório. Afinal, quanto mais pessoas aprovam tal coisa, maior a chance dela ser verídica, correto? Copys de aprovação social devem ser usadas dentro de todo o funil, atingindo todos os públicos.

Afinidade e autoridade

Outra emoção natural do ser humano é desejar se relacionar com pessoas com gostos similares. Ninguém gosta de se sentir desconfortável, certo? Por isso, esteja alinhado com o seu público e busque afinidades em comum, de modo que o seu produto/serviço esteja entre esse relacionamento.

Autoridade gera respeito e o seu produto/serviço precisa conquistar credibilidade para alcançar tal patamar. A autoridade diz respeito à especialidade, expertise e dominância daquilo, naquela área. Copys precisam transmitir autoridade.

Compromisso e escassez

Não podemos falhar na estratégia. Assim, transparência é algo fundamental para conectar a sua marca com o seu público-alvo. É preciso coerência para se comprometer publicamente por meio dos valores e das missões que a sua empresa prega.

Sem dúvidas, esse é um caso muito recorrente e que também está ligado às emoções. Quem gosta da sensação de que se está perdendo algo? É apoiado nesse sentimento que o gatilho mental de escassez é um dos mais populares.

Agora que você já sabe quais são os melhores gatilhos mentais para usar na sua estratégia de marketing, os seus textos precisam estar sempre no imperativo, isto é, direcionando o seu público para alguma ação.

Escrita persuasiva x copywriting: quais são as diferenças?

A persuasão já enfrentou muitos tabus e a escrita é algo que está no nosso cotidiano. Por mais que, hoje, a chamem copywriting, essa técnica é mais comum do que se imagina.

O que é copywriting? Isso nós já respondemos. Porém, a sua diferença para a escrita persuasiva está apenas no termo, pois, essencialmente, ambos são a mesma coisa. Na verdade, a técnica de copywriting trata da escrita de forma mais profissional, utilizando macetes, gatilhos mentais e templates.

Antes, isso era possível apenas com networking, mas, atualmente, estamos em uma era em que é preciso se comunicar digital e assertivamente com o público-alvo. Sinceridade é algo valioso. Assim como a objetividade que desperta autenticidade e originalidade. O famoso: não estou te enrolando.

Empatia é algo que vem ganhando destaque nas comunicações. Lembra-se que aprendemos a traduzir emoções nos nossos copys? Então, quanto mais você tiver conhecimento das dores da sua persona, mais identificação e conexão você terá com ela.

Como fazer um copywriting?

Você já se perguntou como fazer um copywriting? Qual foi a última vez que alguma história te prendeu? Às vezes, o que se precisa para fazer um bom copywriting é lembrar das boas histórias ouvidas e, a partir delas, segmentar o motivo de prenderem sua atenção.

Por trás de uma história bem-contada estão elementos que aprendemos, aqui, neste post: identificação, originalidade, autenticidade, escassez, compromisso. Enfim, há uma gama de artifícios que podem ser usados no tom de voz do seu produto/serviço com um bom copywriting.

Aprenda mais com a Niu Cursos

Agora que já aprendemos um pouco mais sobre os tipos de copy, que tal se aprofundar nos seus estudos com a Niu Cursos? A plataforma oferece diversos cursos on-line com certificação em diferentes áreas do mercado de trabalho.

Não importa onde você esteja localizado, com tecnologia e inovação, você pode se diferenciar profissionalmente. Acesse o site e encontre um curso que vai elevar sua carreira.

Compartilhe esse conhecimento:

Outros posts que vão te interessar:

Como começar a empreender?

Você já pensou em começar o seu próprio negócio, mas não sabe como começar a empreender? Existem muitos detalhes sobre empreendedorismo que podem aproximar você

Power BI: você está pronto para se tornar um expert?

Conheceu mais sobre BI e quer se tornar um expert no assunto? Então, o curso Power BI é ideal para você! Nele, você vai começar a entender tudo sobre esse recurso a partir do zero. Para aprender, o processo vai ser muito prático e, o melhor, cada aluno vai criar um projeto real!

Durante o curso, você vai conferir desde a criação e instalação do sistema até a elaboração e visualização dos projetos, aprendendo como criar um dashboard e colocar mais inteligência no trabalho da sua empresa.

Saia do zero e vire profissional

Se você for um entusiasta do assunto, trabalha em uma parte estratégica da companhia ou pretende trabalhar, o curso de BI é feito para você! Criado para quem não tem conhecimento prévio sobre o tema, este curso vai ensinar tudo e tornar você um profissional da área.

O curso de Power BI on-line aborda cursos essenciais para todos os projetos de Business Intelligence, como Power Query, construção de layout bem definido, utilização das ferramentas, tanto no computador quanto no smartphone.

Ao final do curso, você vai poder desenvolver projetos profissionais de sucesso. Seguindo todas as etapas ensinadas nas aulas, você vai poder se destacar no mercado de trabalho tanto como consultor quanto como funcionário estratégico para a empresa em que atua.