Filtros de busca:

ilustração de cérebro humano acima de uma mão estendida

Descubra o que é neurociência e como ela influencia na vida profissional

O nosso cérebro é um dos órgãos mais complexos e que ainda tem muitos mistérios. Diversos estudiosos focam o estudo da mente e como ela funciona. Você já parou para pensar nisso? Se você quer saber o que é Neurociência, saiba que ela tem total relação com a mente.


O estudo da Neurociência pode ser aplicado em diversas áreas do nosso dia a dia, incluindo a carreira. Se você quer saber como pode impulsionar ainda mais a sua vida profissional, veja como esse campo de estudo pode te ajudar. Continue a leitura.

Conceitos básicos para entender o que é neurociência

Esse campo científico foca o estudo do sistema nervoso. Ele não se resume apenas ao estudo psicológico, como muitos imaginam, mas vai muito além e aborda outros aspectos, como comportamento, anatomia, questões cognitivas, entre outros.


Para você ficar por dentro, vale saber que o estudo sobre essa área ganhou força a partir de 1970. Porém, aqui no Brasil, a área é explorada desde a década de 1950, através de pesquisas realizadas por universidades brasileiras renomadas.


Para entender o que é Neurociência, é preciso conhecer alguns termos importantes dessa área. Assim, fica muito mais fácil compreender esse campo de estudo. Veja:


  • neurônio: célula do sistema nervoso que transmite sinais elétricos e químicos;

  • neurotransmissores: substâncias químicas que transmitem sinais entre os neurônios da sinapse;

  • sinapse: ponto de comunicação entre dois neurônios, em que os sinais são transmitidos pelos neurotransmissores;

  • cognição: conjunto de processos mentais, como aprendizado, memórias, raciocínio, percepção e resolução de problemas;

  • SNC (Sistema Nervoso Central): é composto pelo cérebro e pela medula espinhal. Controla as funções corporais;

  • SNP (Sistema Nervoso Periférico): rede de nervos que conectam o SNC ao restante do corpo. Transmite sinais sensoriais e motoras.

  • sistema límbico: conjunto de estruturas cerebrais que envolvem emoções, memória e motivação;

  • plasticidade neural: capacidade do cérebro de se adaptar e se reorganizar em resposta a novas experiências;

  • mapeamento cerebral: técnica utilizada através de ressonância magnética funcional ou eletroencefalograma para visualizar as atividades cerebrais.

Quais são as áreas da Neurociência?

O próximo passo para continuar entendendo o que é Neurociência é conhecer as áreas que esse campo de estudo aborda. Cada uma foca ramos específicos, mas que se complementam de certa forma, e nos fazem entender ainda mais sobre o nosso cérebro, mente e emoções. Quer saber quais são? Confira a seguir:

Neurociência Cognitiva

A Neurociência Cognitiva é um ramo que foca o entendimento do cérebro em relação aos processos mentais e suas capacidades. Isso envolve o pensamento, a dinâmica do aprendizado e a memória. Além disso, também analisa a parte da percepção e sensação.

Neurofisiologia

A Neurofisiologia também é um dos ramos dessa área. Ela se dedica a compreender como funcionam as funções do sistema nervoso e periférico. Essa área vai explorar como os sinais químicos e elétricos são gerados, como funciona a sua transmissão e o processamento no sistema nervoso. 

Neurociência Comportamental

Um dos ramos que mais geram interesse é a Neurociência Comportamental. O foco está justamente no comportamento humano, mas também de animais, tendo como base questões biológicas e ambientais.


Entre as atividades, está a análise da conexão dos neurotransmissores e fenômenos psicológicos que podem estar relacionados à atividades biológicas — por exemplo, como a serotonina influencia no humor. Essa área busca entender como a estrutura e a função do cérebro contribui para os comportamentos que temos.

Neuroanatomia

Pode-se dizer que a Neuroanatomia é a área que foca especificamente a questão física do cérebro. Ela estuda toda a estrutura, como a medula espinhal, os nervos e as terminações nervosas.

Neuropsicologia

Este ramo explora de forma mais aprofundada a relação entre o sistema nervoso, a análise do corpo humano e seus processos psicológicos. Assim, ela estuda como uma lesão ou doença pode impactar a memória ou habilidades mentais de uma pessoa.

A relação entre Neurociência e a sua carreira

Até aqui, exploramos um pouco o que é Neurociência e as suas principais áreas. Mas como tudo isso tem relação com a sua carreira? Por incrível que pareça, esse campo de estudo pode trazer resultados significativos para a sua vida profissional.


Tudo em nossa vida envolve escolhas, e na vida profissional não é diferente. Para tomarmos as melhores decisões, é necessário ter autoconhecimento. Quando você não se conhece, pode correr riscos de tomar decisões incorretas e ser fortemente influenciado por fatores externos.


O nosso cérebro conta com dois tipos de sistemas de tomada de decisões: o inconsciente e o consciente. Sabe quando você toma uma decisão por impulso? Esse é o seu inconsciente agindo. Sendo assim, no âmbito profissional, quando você deixa o inconsciente agir, pode ter a sua carreira prejudicada.


Através do conhecimento desse campo de estudo, você consegue compreender melhor como a sua mente funciona, o que te motiva e, assim, tomar decisões mais conscientes.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das soft skills mais requisitadas no mercado. É no dia a dia de trabalho que você consegue identificar se possui realmente o controle e o entendimento das suas emoções.


Ao entender como a sua mente funciona, é possível identificar melhor as suas emoções. Assim, você consegue manter um equilíbrio entre o racional e o emocional e, assim, aprende a lidar não somente com as suas emoções, mas a entender como o outro se sente.

Produtividade

Além de entender o que é Neurociência, é importante compreender em quais áreas ela pode ser benéfica para a sua carreira. Um dos pontos mais impactados é o aumento da qualidade e da produtividade do profissional.


Ao ter autoconhecimento, você consegue perceber alguns pontos que podem passar despercebidos. Por exemplo, algumas pessoas são mais produtivas pela manhã e outras à noite. Isso faz delas melhores? Não! Afinal, cada um funciona de um jeito.


Por isso, é fundamental que cada pessoa respeite o seu ciclo circadiano, que também tem relação com a qualidade de sono. O nosso cérebro precisa descansar, para conseguirmos ser muito mais produtivos.

Aprenda a usar a Neurociência a seu favor com ajuda da Niu Cursos!

Você quer se aprofundar ainda mais sobre o que é Neurociência e aplicar esse conhecimento na sua carreira? Aqui na Niu Cursos, você encontra conteúdos exclusivos e cursos direcionados para o seu aperfeiçoamento pessoal e profissional.


Aprenda como você pode utilizar a Neurociência aplicada à liderança, à produtividade e à gestão de tempo. Saiba como esse campo de estudo pode potencializar a sua carreira. Conheça o curso que pode te ajudar a ser um profissional capacitado e desejado pelo mercado de trabalho!



Compartilhe esse conhecimento:

Outros posts que vão te interessar:

Power BI: você está pronto para se tornar um expert?

Conheceu mais sobre BI e quer se tornar um expert no assunto? Então, o curso Power BI é ideal para você! Nele, você vai começar a entender tudo sobre esse recurso a partir do zero. Para aprender, o processo vai ser muito prático e, o melhor, cada aluno vai criar um projeto real!

Durante o curso, você vai conferir desde a criação e instalação do sistema até a elaboração e visualização dos projetos, aprendendo como criar um dashboard e colocar mais inteligência no trabalho da sua empresa.

Saia do zero e vire profissional

Se você for um entusiasta do assunto, trabalha em uma parte estratégica da companhia ou pretende trabalhar, o curso de BI é feito para você! Criado para quem não tem conhecimento prévio sobre o tema, este curso vai ensinar tudo e tornar você um profissional da área.

O curso de Power BI on-line aborda cursos essenciais para todos os projetos de Business Intelligence, como Power Query, construção de layout bem definido, utilização das ferramentas, tanto no computador quanto no smartphone.

Ao final do curso, você vai poder desenvolver projetos profissionais de sucesso. Seguindo todas as etapas ensinadas nas aulas, você vai poder se destacar no mercado de trabalho tanto como consultor quanto como funcionário estratégico para a empresa em que atua.