Você sabe o que é valuation e por que esse cálculo é importante para a sua empresa? Neste post, você vai entender tudo o que precisa para fazer a avaliação completa da sua companhia. Continue lendo para saber mais!
Saber quanto vale o seu negócio é fundamental para ele poder crescer ainda mais. Além de aprender o que é valuation, com esse cálculo, você vai poder entender como e em que pode melhorar o seu empreendimento.
Afinal, o que é valuation? É o processo de avaliação da empresa, feito para saber o valor estimado da organização como um todo. Essa ação também pode ser chamada de valor intrínseco e é fundamental na hora de colocar o seu empreendimento à venda.
Em português, valuation é, literalmente, avaliação da empresa. A definição desse valor é importante para entender como e em que é possível e necessário melhorar o seu negócio. A partir dele é possível definir o seu posicionamento no mercado.
É com esse dado que compradores, analistas e investidores vão entender a situação da organização e, assim, se sentirão seguros para fechar o negócio. Ainda, existem diversas técnicas para fazer o cálculo do valuation, trazendo o valor real à empresa.
Antes de entender como calcular o valuation, é preciso saber que existem muitas metodologias relacionadas a essa temática, como Fluxo de Caixa Descontado, Venture Capital, Avaliação Fatores de Risco, Método Berkus, Terminal Value, Scorecard, First Chicago, Negociações Comparáveis, Valor Contábil, e por aí vai!
Essas técnicas são empregadas utilizando parâmetros variados, como margens operacionais, índices de liquidez, performances históricas, projeções e expectativas futuras, múltiplos de Ebitda, etc. Logo, essa não é uma tarefa simples para aqueles que não possuem conhecimento do assunto.
Apesar dos diversos tipos de valuation, o mais utilizado é o Fluxo de Caixa Descontado (FDC). Nele, o valor da empresa é calculado pelo fluxo de caixa, como o próprio nome já diz. Contudo, essa metodologia exige mais esforço e muito mais tempo de trabalho.
Assim como antes de começar uma empresa é preciso fazer um estudo, na hora de vender ou abrir para investimentos, também, é necessário avaliar todas as situações envolvidas. Esse cálculo não é como uma fórmula matemática, ele nos leva a investigar dados criteriosos da organização, que pode variar de investidor para investidor.
Avaliar empresas maduras, para as quais dispomos de quase todas essas informações, já não é uma ciência exata e depende muito do conhecimento e da experiência do avaliador. Então, como avaliar uma empresa que possui um histórico muito limitado e, por vezes, ainda nem sequer tem receitas?
Uma avaliação fora da realidade pode inviabilizar o seu negócio ou, até mesmo, fazer com que ele seja ignorado pelos investidores, levando-o à ruína. Além do valuation, você pode apresentar dados como o cálculo de turnover, ROI em treinamento e o Break Even. É possível aprender esses dados em alguns cursos.
O método FDC requer várias etapas de cálculos. Primeiro, é necessário calcular o fluxo de caixa histórico, trazendo o resultado de lucro ou prejuízo. Depois disso, é feita a análise do fluxo de caixa, projetando finanças futuras. Logo após, é calculada a taxa de desconto e, por último, o valor do fluxo de caixa projetado é mensurado.
Quando sua empresa atinge um nível que precisa da captação de um investimento maior para dar um passo à frente, ter um valuation bem definido permite uma negociação justa sem abrir mão dos ativos da empresa. Ele indica quanto a empresa é atrativa para o mercado e onde é interessante fazer o investimento.
Do ponto de vista dos investidores, a importância do valuation é imensurável. Ele é o indicativo de quais são as boas oportunidades de mercado e quais investimentos serão proveitosos. Ainda, evita que os investidores coloquem recursos em empresas mal geridas ou com preço acima do valor real.
Quer continuar aprendendo mais sobre o que é valuation e todo o necessário para ter uma empresa bem consolidada? João Kepler e Pedro Ivo te ensinam a calcular com uma fórmula simples em uma de suas aulas no curso Empreendedorismo 4.0, da Niu Cursos!
No Empreendedorismo 4.0 – o novo jeito de empreender, você conta com 29 aulas totalmente on-line, divididas em quatro módulos. Entenda mais sobre gestão de equipe, equilíbrio financeiro, planejamento estratégico e o que mais você precisar para alavancar a sua carreira de empreendedor.
João Kepler possui diversas premiações. Ele ganhou, por anos consecutivos, o prêmio de um dos maiores Incentivadores do Ecossistema Empreendedor Brasileiro. Pedro Ivo é sócio do grupo Empresas Espiritualizadas Novo Mundo e autor do livro “Empresas Espiritualizadas”.
Agora que você já sabe o que é valuation e que pode aprender sobre isso em um dos cursos da NIU, aproveite para conhecer o restante do nosso catálogo. São mais de 20 formações para você otimizar ainda mais os seus conhecimentos.
https://elements.envato.com/pt-br/investment-stockbroker-stock-trading-TR5GP7U
https://elements.envato.com/pt-br/close-up-business-woman-analysis-investment-perfor-UMETH9D