O Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo, com mais de R$70 bilhões movimentados anualmente. No entanto, muitas pessoas não sabem como esse grão é comercializado e como o preço da soja é definido. Ademais, as Bolsas Internacionais são um assunto de extrema importância para saber mais sobre a economia brasileira.
Como sabemos, o Brasil é um país com grande potencial agrário, especialmente devido ao crescimento do agronegócio nos últimos anos. Sendo assim, figuramos entre os principais produtores e exportadores mundiais de soja e milho, batendo metas anuais.
Contudo, a negociação desse tipo de commodity é pouco conhecida pelas pessoas. Pensando nisso, a Niu traz esse artigo para te explicar tudo o que precisa saber sobre as Bolsas Internacionais e a relação com o preço da soja. Confira!
O que são Bolsas Internacionais?
Bolsas Internacionais ou Bolsas de Valores Mundiais são mercados em que diversos tipos de commodities são negociadas. Esses produtos ou serviços variam conforme o país de origem e suas legislações.
Todavia, as bolsas internacionais possuem tamanhos diferentes, o que influencia no impacto que elas tem no mercado. Contudo, independente do tamanho, o principal objetivo das Bolsas Internacionais é promover algum tipo de segurança a investidores e ampliar os horizontes da negociação.
Alguns exemplos de Bolsas de Valores Mundialmente famosas são:
● New York Stock Exchange;
● NASDAQ;
● Tokyo Stock Exchange;
● Shanghai Stock Exchange;
● Euronext;
● London Stock Exchange.
Essas bolsas de valores possuem seus objetivos relacionados ao país de origem, como dissemos anteriormente. No entanto, essas não são as únicas bolsas internacionais, pois temos também o mercado futuro.
O que é um mercado futuro?
O mercado futuro consiste em um ambiente de negociação voltado a contratos que serão liquidados no futuro. Ou seja, as plantações de diversos tipos como grãos e cereais, como o milho e soja, podem ser negociados nesse tipo de mercado.
A soja e o milho são duas commodities muito importantes para o Brasil, pois somos um dos maiores produtores e exportadores do mundo. Sendo assim, saber como funciona a regulagem do preço da soja, é fundamental.
O preço da Soja e do milho são regulados pela Bolsa de Futuros. Nesse sentido, a Bolsa de Chicago é a mais conhecida e usada pelos grandes interessados no mercado desses dois tipos de grãos.
A Bolsa de Chicago influencia diretamente os preços das maiores commodities do mundo, especialmente o da soja. Nela, os produtores negociam a compra e vende de plantações que serão realizadas no futuro, a fim de manter os preços ou obter algum lucro.
Sendo assim, o preço da soja vai ser regulado com base na conversão do dólar e também nas safras em negociação.
Quais são os benefícios de aprender sobre Bolsas Internacionais e Preço da Soja
A soja e o milho constituem dois importantes produtos agrícolas brasileiros. No entanto, para fechar grandes negócios, o produtor precisa conhecer sobre as oscilações da Bolsa de Chicago. Além disso, confira outros incríveis benefícios de ter esse conhecimento.
1) Conhecer tendências de preços
Em primeiro lugar, saber sobre as Bolsas Internacionais vai te ajudar a entender melhor as tendências de mercado e como saber o momento certo de investir.
Por exemplo, se existe uma tendência de que o preço da soja caia nos próximos meses, você pode vender o contrato no presente momento. Assim, você preserva o valor atual e evita prejuízos.
2) Negociar valores mais altos para a soja e milho
Com o conhecimento das Bolsas Internacionais você pode buscar valores mais interessantes para os grãos. Afinal, você saberá analisar as tendências de mercado e escolher o momento certo para a venda dos contratos.
3) Evitar prejuízos
Conforme citamos anteriormente, conhecer sobre as Bolsas Internacionais, em especial, a de Chicago, vai te ajudar a evitar prejuízos. Ademais, em uma situação sem a participação no mercado de futuro, você teria de vender a safra ou negociar apenas após a colheita.
Contudo, durante esse período, os preços poderiam apresentar uma grande oscilação, fruto de oferta e demanda no mercado.
4) Converter o dólar no melhor momento.
A conversão do dólar da negociação dos contratos futuros é fundamental para ampliar seus lucros. Sendo assim, quando você entende sobre preço da soja e Bolsas Internacionais, vai saber com precisão o momento certo para a conversão.
Como você aprende sobre Preço da Soja? Com o Curso da Niu
Quer usufruir de todos esses benefícios? Então precisa conhecer o curso da Niu: “Soja e Milho: Aprenda a Comercializar”.
Esse curso é ideal para o produtor que precisa negociar os valores e também para consultores ou interessados em ingressar a fundo no agronegócio.
O professor João Birkhan tem mais de 60 anos de experiência nesse mercado e vai te ensinar tudo de uma forma descomplicada.
Clique aqui e faça já sua inscrição!