60% das empresas quebram nos primeiros cinco anos de existência. Entenda os erros que levam as empresas a fechar de maneira precoce. Entenda os Riscos e as Ameaças para o seu negócio.
Brasil: o país empreendedor
Cada vez mais o empreendedorismo vem se espalhando pelo país, hoje o Brasil é chamado de país empreendedor. Segundo pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor, o Brasil tem a média de 34,5% na taxa total de empreendedores, o que corresponde a 1 a cada 3 brasileiros da faixa economicamente ativa, possui ou pretende iniciar um novo negócio. Ainda, segundo dados do Empresômetro, 93% das empresas ativas correspondem às micro e pequenas empresas.
IBGE aponta para os riscos das novas empresas
Segundo estudos realizados pelo IBGE, 80% das micro e pequenas empresas quebram no primeiro ano de existência, e 60% não resistem aos primeiros cinco anos. Esses dados no primeiro momento podem parecer assustadores e até mesmo desencorajadores, mas na verdade ele precisa servir como um alerta e como exemplo, afinal de contas, novos empreendedores não precisam cometer os mesmos erros daqueles que não tiveram sucesso.
Motivos dos fechamentos
Um grande problema que afeta o empreendedor nacional, é que ele acaba exercendo a função de multitarefas. A centralização ocorre sobre uma pessoa, ela acaba sendo a líder, a encarregada pelo financeiro, recursos humanos, planejamentos, e todas as outras funções que deveriam ser delegadas à terceiros, gerando uma sobrecarga e entregas mal realizadas. Outros fatores que podem levar ao encerramento das atividades:
O que fazer para não cometer os mesmos erros
Antes de colocar a mão na massa, é preciso sentar, pegar um lápis e um papel e começar os estudos prévios para o início das atividades. Esse estudo deve ter uma análise do mercado, um comparativo de seus concorrentes, e a divisão do investimento inicial possível para as áreas fundamentais para colocá-lo em prática. Depois é preciso traçar um plano de estratégia que envolve a divulgação do seu negócio, a gestão da equipe e o planejamento financeiro pensando numa alavancagem. Calma lá, complicou demais?
SAIBA COMO FAZER UM PLANO ESTRATÉGICO PARA NÃO COMETER OS ERROS DE OUTRAS PESSOAS
No curso Empreendedorismo 4.0 da Niu Cursos, o João Kepler e o Pedro Ivo Moraes detalham como uma pessoa deve proceder para abrir o próprio negócio a partir do momento em que ele é apenas uma ideia. Se a partir desse momento as coisas ficaram difíceis e mais complexas, eles vão desmitificar o mundo dos negócios para você!