Filtros de busca:

Previsões da economia para 2022 com Samy Dana

Geralmente, no começo de ano, os números costumam ser diferentes do que os que serão conhecidos no final, já que as projeções levam em conta o cenário do momento em que são feitas

Por Samy Dana

PIB Para 2022

No primeiro Boletim Focus do ano, divulgado na segunda-feira, os economistas do mercado financeiro reduziram a previsão de crescimento no ano do PIB, o Produto Interno Bruto. Cresceria 0,42%, segundo a última projeção, do final de dezembro. Agora, conforme o mercado, vai crescer 0,36%. Não são os piores números. Também na segunda, o banco BTG Pactual previu que a economia deve crescer zero esse ano, e já há instituições que falam em queda do PIB. Mas será que o ano está mesmo perdido? Não é o que sugere o histórico dessas previsões.

Previsões PIB Inflação

Jan. +3.5% +3,4%

Dez. +4,5% +10,42%

Há um ano, o mesmo relatório Focus projetava que o PIB iria subir 3,5% em 2021. Deve ter fechado 1 ponto percentual acima. Já a inflação, de 3,4%, seria três vezes menor do que os 10,42% em que terminou dezembro. Geralmente, no começo de ano, os números costumam ser diferentes do que serão conhecidos no final.

São erros tão comuns que um estudo do Federal Reserve, o Banco Central americano, tentou entender por que ocorrem. O FED comparou vinte anos de projeções sobre desemprego, juros e crescimento da economia, e o resultado foi que acertar essas previsões é muito difícil. Uma variável como o desemprego mexe com a inflação, os juros afetam o crescimento e por aí vai.

Promessas de Gabriel Boric, presidente eleito no Chile, podem não avançar
Por conta desse levantamento e de outros com a mesma conclusão, há quem diga que os economistas deveriam parar de fazer previsões. É um exagero. Projeções levam em conta o cenário quando são feitas. Um exemplo é o surgimento de variantes que causam a Covid-19.

Em novembro, ninguém tinha ouvido falar da Ômicron, agora afeta países e economias no mundo todo. Friedrich Hayek, ganhador do Nobel de economia, costumava lembrar que economistas têm dúvidas. O problema, segundo ele, é que quando escrevem, muitos preferem uma linguagem que trata como certeza o que é probabilidade.

Economistas são humanos, confiam demais nas próprias conclusões, seguem a manada e acreditam mais nas informações que confirmam suas opiniões. Por isso, cometem erros, como todo mundo. O cenário hoje é ruim, mas não quer dizer que o ano está perdido. Um dado que venha melhor do que o esperado terá o efeito de fazer a economia melhorar como um todo. E isso, por enquanto, não está nas projeções.

Texto disponível em: https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/samy-dana/apesar-das-previsoes-2022-ainda-nao-esta-perdido.html

Quer aprender mais sobre finanças e investimentos? Acesse agora o site da Niu Cursos e confira todo o catálogo disponível de cursos.

Compartilhe esse conhecimento:

Outros posts que vão te interessar:

Power BI: você está pronto para se tornar um expert?

Conheceu mais sobre BI e quer se tornar um expert no assunto? Então, o curso Power BI é ideal para você! Nele, você vai começar a entender tudo sobre esse recurso a partir do zero. Para aprender, o processo vai ser muito prático e, o melhor, cada aluno vai criar um projeto real!

Durante o curso, você vai conferir desde a criação e instalação do sistema até a elaboração e visualização dos projetos, aprendendo como criar um dashboard e colocar mais inteligência no trabalho da sua empresa.

Saia do zero e vire profissional

Se você for um entusiasta do assunto, trabalha em uma parte estratégica da companhia ou pretende trabalhar, o curso de BI é feito para você! Criado para quem não tem conhecimento prévio sobre o tema, este curso vai ensinar tudo e tornar você um profissional da área.

O curso de Power BI on-line aborda cursos essenciais para todos os projetos de Business Intelligence, como Power Query, construção de layout bem definido, utilização das ferramentas, tanto no computador quanto no smartphone.

Ao final do curso, você vai poder desenvolver projetos profissionais de sucesso. Seguindo todas as etapas ensinadas nas aulas, você vai poder se destacar no mercado de trabalho tanto como consultor quanto como funcionário estratégico para a empresa em que atua.