Você já deve ter ouvido falar que nem todo empresário é empreendedor e nem todo empreendedor é empresário. Apesar de, muitas vezes, confundirem os termos e os mesmos apresentarem semelhanças, eles têm atribuições e significados distintos. Entenda a diferença entre empresário e empreendedor.
Para ficar mais fácil, separamos os perfis e as características de um empreendedor e de um empresário de sucesso. Muitas vezes, essas personalidades se complementam e podem ser encontradas em pessoas diferentes. Afinal, não são todos que nascem com todas as habilidades ou conseguem desenvolvê-las.
Entendendo o empreendedorismo
O que significa empreender? Empreendedorismo é a capacidade de avaliar oportunidades e colocar em prática projetos que tem como principal finalidade investimentos e o retorno de algo positivo para a sociedade.
Qual a função de um empreendedor? O empreendedor, por sua vez, é a pessoa que controla o desenvolvimento, sendo quem cria e dá vida ao projeto. Assim, sempre considerando possíveis mudanças estratégicas, quando necessárias.
Perfil de empreendedor
O que é empreendedor? É a pessoa que tem como qualificação principal a percepção e a resolução de problemas, sendo capaz de apresentar uma alternativa viável para cada situação, seja através de um produto, serviço ou, até mesmo, de pequenas mudanças na estrutura do seu negócio.
Não é todo mundo que manifesta tal postura com facilidade, mas essa habilidade pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo da vida, com a ajuda de cursos, mentorias e aprendizados no dia a dia de trabalho. Conheça as características de um empreendedor, a seguir.
Liderança e tomada de decisão
Um bom empreendedor toma a frente das situações, conhece o impasse a ser resolvido e conta com equilíbrio entre os aspectos racional, analítico, emocional e pessoal. Essa qualidade abrange a facilidade em coordenar pessoas, promovendo ações de gestão e solução de problemas.
Autoconfiança
A autoconfiança afeta diretamente nos resultados de um projeto. Em situações de pressão, de conflitos externos e internos, é necessário ter confiança e controle, sabendo que nem sempre as coisas saíram como planejado. Para isso, é fundamental assumir e aprender com os erros, traçando novas estratégias e acreditando no processo de empreender.
Não desistir facilmente
A principal qualidade para os empreendedores é a perseverança. Não desistir facilmente e considerar estratégicas, como conhecer e analisar empresas do mesmo segmento, estudar o mercado de atuação, criar valor à sua marca ou ao seu serviço, entre outras ações, precisam estar na mente de um empreendedor.
Perfil de um empresário
A principal diferença entre empreendedor e empresário é que este tem como foco a parte administrativa e o gerenciamento do negócio. Para tanto, busca sempre correr o menor risco possível, principalmente nos parâmetros financeiros, dando prioridade para a resolução de questões burocráticas. Listamos as quatro principais características de um empresário.
1- Calculista
Esse atributo talvez seja a principal diferença entre empresário e empreendedor. No sentido bom da palavra, é aquele que faz cálculos e opera baseado neles. Quando investe determinado valor, o empresário sempre tem uma previsão de retorno financeiro, priorizando, assim, ações mais seguras.
2- Planejador
Quem tem perfil de empresário pensa sempre antes de tomar qualquer decisão. Mesmo que seja algo simples, nada é resolvido de última hora, uma vez que o importante é sempre minimizar falhas e ações precipitadas.
3- Corre poucos riscos
Como já citamos, um empresário preza pela certeza nas e das ações. Para isso, procura resolver problemas com medidas já tomadas antes, pois sabe que elas vão resolver ou que têm menos chances de ocorrerem surpresas.
4- Dá prioridade para a saúde financeira
Os empresários estão sempre preocupados com a saúde financeira do seu negócio. Gerenciando seus gastos e planejando investimentos, consideram como preeminente esse controle, atentando à organização e capacidade de honrar com todos os seus compromissos.
Empresário x Empreendedor
Agora, vamos resumir cada uma dessas funções e entender a diferença entre empresário e empreendedor. Devemos considerar que empresário é aquele que abriu a empresa, apresentando conhecimentos básicos em gestão de vendas e pessoas, finanças e marketing, por exemplo.
Já o empreendedor tem ideias, promove mudanças em processos e na vida de um grupo de pessoas. Ainda, pode colocar esse conceito em prática em diferentes ambientes, seja em um negócio que abriu, ao ser contratado por uma empresa e, até mesmo, executando inovações em causas sociais, trabalhando em projetos próprios ou de terceiros.
Como desenvolver habilidades
Entendendo a diferença entre empresário e empreendedor, observamos que são muitas competências necessárias para atuar com cada uma dessas funções e, até mesmo, simultaneamente. Um caminho é o aperfeiçoamento das suas características, afinal, sempre existe a possibilidade de aprender.
Curso 1
Para quem está começando do zero, apresentamos uma jornada empreendedora. Com todos os pilares para ser um empresário e empreendedor de sucesso, são mais de 150 aulas com cinco dos mais respeitados profissionais brasileiros.
Você conseguirá desenvolver todos os pilares do empreendedorismo, abrangendo ainda, qualificações relacionadas à construção de marca e de um novo negócio, às técnicas de venda, ao planejamento e muito mais.
Curso 2
Como segunda opção, indicamos um curso completo sobre empreendedorismo. Dividido em quatro módulos, você conseguirá desenvolver habilidades de gestão de equipe, administração de finanças e estratégias de planejamento — ferramentas fundamentais para que você alcance sucesso no seu negócio.
Saiba mais sobre a Niu Cursos
A Niu Cursos desenvolveu uma nova forma de aprender. Com cursos on-line e em diferentes áreas do conhecimento, a plataforma oferece qualificação com os melhores do mercado. Assim, levando para qualquer lugar do Brasil e do mundo a oportunidade de aprender mais. Acesse o site e conheça o curso perfeito para você.