Filtros de busca:

Saiba a diferença entre visão, missão e valores

As definições de missão, visão e valores, muitas vezes, são confundidas, porém, é fundamental que os três conceitos estejam muito bem definidos e alinhados para o sucesso organizacional ocorrer. Assim, é o momento de pensar em táticas e métodos.

Quando se fala em estrutura empresarial e os primeiros passos para começar um projeto, logo de cara surge o desafio para pensar na definição da missão, da visão e dos valores e, mais, para entender suas diferenças.

É preciso saber alinhar todas as áreas da organização para que ela possa prosperar desde os princípios teóricos até a estratégia aplicada. Vem com a gente que vamos mostrar para você como fazer, de forma simples e fácil, essa tarefa.

Entendendo o conceito de visão

Ao procurar, no dicionário, a definição de visão a ser aplicada no campo dos negócios, o conceito encontrado que mais se enquadra é “aquilo que constitui uma expectativa, um desejo; sonho, no sentido figurado”.

No interior dos três pilares — missão, visão e valores — a visão de uma empresa é aquilo que a organização espera atingir e os seus principais objetivos. Estabelecer a visão do seu negócio é um dos primeiros passos para organizar suas ideias e trilhar um caminho para colocá-las em prática.

Entendendo o conceito de missão

Na tríade que determina o sucesso — missão, visão e valores — a missão busca esclarecer o que a organização pretende oferecer para a sociedade, como ela pode ajudar e o motivo da sua existência.

Saber o porquê da criação do seu empreendimento auxiliar a validar a sua iniciativa. Quanto mais ele corresponder às necessidades da sociedade, maior a chance de sucesso!

Entendendo o conceito de valores

A definição de valores pode ser entendida como um conjunto de convicções, ideias e princípios que vão direcionar a forma que os colaboradores devem agir. Ainda, pode ser definido como a filosofia da empresa.

O terceiro ponto da base do seu negócio — missão, visão e valores — os valores estão totalmente alinhados com o que a empresa acredita, as suas motivações e os seus anseios. É por meio desse conceito que são traçadas as estratégias de ação que, inclusive, também estão diretamente conectadas à forma que o seu público vai enxergar sua empresa.

Exemplos reais

Para poder exemplificar melhor, vamos citar alguns exemplos de empresas famosas no mercado, para que você tenha referência de como são definidos e trabalhados os conceitos, tanto com seu público quanto com a equipe corporativa.

Aliás, lembre-se de que esses conceitos precisam ser definidos logo na etapa de abertura do negócio porque, a partir da estruturação deles, as estratégias de comunicação com o público, de marketing e de ações para a consolidação da marca no mercado são pautadas. Veja, a seguir, os exemplos.

Microsoft

Visão: disponibilizar para as pessoas software de excelente qualidade — a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo — focando na necessidade que o mercado tem de desenvolver e usar ferramentas rápidas e eficazes.

Propósito: permitir às pessoas e empresas, em todo o mundo, a concretização dos seus potenciais.

Apple

Visão: produzir artigos de alta qualidade e de fácil utilização que incorporem tecnologia de ponta para o indivíduo, provando que a alta tecnologia não precisa ser intimidadora para aqueles que não são experts em computação.

Propósito: a Apple está comprometida em levar, por meio de seus hardwares, softwares e serviços de internet inovadores, a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo.

Avon

Visão: somos a companhia que empodera mulheres com inspiração e independência financeira. Que combate o envelhecimento da pele e luta contra o câncer de mama. Que sabe o valor de lábios perfeitos e apoia que abram a boca para dizer não à violência doméstica. Que leva a beleza à sua porta e que te abre tantas outras.

A Avon apoia seis milhões de revendedoras, em mais de 100 países, e que, há mais de 130 anos, trabalha pela elevação da autoestima e preservação da vida de um número cada vez maior de pessoas.

Propósito: empoderar mulheres, promover independência financeira e realçar todo tipo de beleza.

Tome nota!

Vale ressaltar que todo o conteúdo mencionado neste texto se aplica para qualquer perfil de empreendedor, desde os pequenos autônomos até os grandes empresários. São esclarecimentos importantes que ajudam a como aprender sobre negócios e a ter êxito.

Uma dica pertinente para determinar o sucesso e expansão do seu negócio é fazer um curso de empreendedorismo. Isso porque você vai ter acesso às informações relevantes que, somadas ao seu feeling empreendedor, vão lapidar suas ideias para você tomar as decisões mais assertivas.

Saiba como ter sucesso em seu negócio com a gente!

Você entendeu a importância de definir a missão, a visão e os valores do seu empreendimento, certo? Porém, também percebeu que eles precisam se comunicar e criar uma ligação com o seu público-alvo, principalmente para que se estabeleça uma identificação orgânica, não é mesmo? Está com dúvidas em como fazer?

Então, vem com a gente que preparamos para você uma Jornada Empreendedora com os principais profissionais do país que vão te passar conteúdos exclusivos e dicas valiosas. Tudo isso com a liberdade de você poder assistir de onde quiser. Vem trilhar o caminho do sucesso!

Compartilhe esse conhecimento:

Outros posts que vão te interessar:

Power BI: você está pronto para se tornar um expert?

Conheceu mais sobre BI e quer se tornar um expert no assunto? Então, o curso Power BI é ideal para você! Nele, você vai começar a entender tudo sobre esse recurso a partir do zero. Para aprender, o processo vai ser muito prático e, o melhor, cada aluno vai criar um projeto real!

Durante o curso, você vai conferir desde a criação e instalação do sistema até a elaboração e visualização dos projetos, aprendendo como criar um dashboard e colocar mais inteligência no trabalho da sua empresa.

Saia do zero e vire profissional

Se você for um entusiasta do assunto, trabalha em uma parte estratégica da companhia ou pretende trabalhar, o curso de BI é feito para você! Criado para quem não tem conhecimento prévio sobre o tema, este curso vai ensinar tudo e tornar você um profissional da área.

O curso de Power BI on-line aborda cursos essenciais para todos os projetos de Business Intelligence, como Power Query, construção de layout bem definido, utilização das ferramentas, tanto no computador quanto no smartphone.

Ao final do curso, você vai poder desenvolver projetos profissionais de sucesso. Seguindo todas as etapas ensinadas nas aulas, você vai poder se destacar no mercado de trabalho tanto como consultor quanto como funcionário estratégico para a empresa em que atua.