Filtros de busca:

Saiba o que é BI e como ele pode ser vital na sua empresa!

No mundo dos negócios, não podemos trabalhar com achismos e suposições. Quando se fala em captar e analisar dados, muita inteligência deve estar envolvida no processo. Saiba o que é BI e como esse recurso pode ajudar os seus negócios.

Business Intelligence, conhecido como BI, chegou para apoiar as empresas na tomada de decisões de forma inteligente. Para tanto, ele utiliza o banco de dados da melhor forma possível para o seu negócio. 

O que é BI ou Business Intelligence?

Idealizado para tomada de decisões estratégicas, o BI traz insights importantes por meio de ferramentas de análise de dados históricos e atuais da corporação. A partir disso, as descobertas são apresentadas em formatos visuais e intuitivos.

Vamos explicar de forma prática o que é BI: esse modelo de inteligência empresarial permite que a sua empresa adquira informações de diversos sistemas e as grave em um banco de dados. Posteriormente, a inteligência artificial vai encaixar esses dados com o necessário para a sua corporação.

Em resumo, o que é BI? É um conjunto de ferramentas, aplicativos e metodologias que possibilitam que as corporações coletem dados dos seus sistemas internos e fontes externas. 

A partir dessa compilação, a inteligência artificial analisa os dados. Em seguida, o exame dos dados é efetuado, resultando em relatórios analíticos, resumos e gráficos que propiciam que a diretoria tome as decisões de forma assertiva.

Por fim, esses dados são armazenados no Data Warehouse. Aliás, todos os arquivos ficam nesse mesmo espaço. Dessa forma, os indicadores empresariais se tornam muito mais eficientes. 

Saiba qual é a história do BI

Engana-se quem pensa que BI é um conceito novo. Seus primeiros registros datam de 1958, em um artigo escrito por Hans Peter Luhn, cientista da computação da IBM. 

No documento, chamado “A Business Intelligence System”, estava descrito um sistema automático desenvolvido para propagar informações para as mais variadas seções de uma corporação. Contudo, foi apenas na década de 1970 que o BI foi posto em prática mais amplamente. 

Em meados de 1970, surgiram novas tecnologias de armazenamento e o acesso aos dados estava sendo amplamente divulgado. Por isso, o Business Intelligence começou a ser avaliado. Sua fase moderna, no entanto, chegou no fim da década de 1980, pelas mãos do analista da Gartner, Howard Dresner, que cunhou o termo.

O Business Intelligence é utilizado por que tipo de profissional?

Após ler a nossa explicação, você pode ter ficado em dúvida sobre quem usa o Business Intelligence. Para responder tal questionamento, basta dizer que em uma empresa, vários cargos podem utilizar essa ferramenta para otimizar o seu trabalho e serem mais assertivos. 

Profissionais como analistas de TI, gerentes de RH, engenheiros, analistas de dados, CEOs, diretores e até psicólogos podem incorporar esse recurso no seu dia a dia. O importante é a empresa ter seus dados organizados e oferecer treinamentos constantes para a eficiente utilização dessa ferramenta.

Se você trabalha na parte de finanças da companhia, vai ficar interessado nos cursos de economia. Pablo Spyer, um expoente da área, tem muito para te ensinar.


Como as empresas utilizam o BI na prática?

Você entendeu o que é BI, esse recurso tão importante para a inteligência das empresas. Porém, como aplicar o Business Intelligence na prática? Essa pode ser a sua dúvida e vamos explicar direitinho como ele funciona na rotina empresarial.

Para ter alguns exemplos de Business Intelligence, você precisa pensar quais são os serviços da sua companhia. A partir dessa listagem, você vai compilar indicadores e inserir as informações em um software específico de Business Intelligence. Dessa forma, vão ser somados os dados inseridos e, conforme os relatórios, você descobre onde sua empresa está deixando de vender, por exemplo. 

É a partir disso que você pode agir com rapidez e inteligência para encontrar os motivos de uma eventual queda em um produto específico e pensar nas ações a serem tomadas para resolver o problema. Esse é o grande diferencial do BI.

Passo a passo do BI 

Agora que você já entendeu o que é o Business Intelligence e para que serve, vamos explicar, em etapas, como ele funciona. Já demos um panorama da prática, mas, segue abaixo, um passo a passo do seu funcionamento.

Essa inteligência de dados empresariais pode ser aplicada em quatro passos. Os três primeiros levam para o último e crucial: tomada de decisão. Coletar, analisar e visualizar os dados direciona a sua instituição para as melhores escolhas.

Primeiro passo: coletar e transformar os dados de diversas fontes diferentes

Para começar a usar as ferramentas de inteligência, é muito comum utilizar o método ETL: extração, transformação e carregamento. Desse modo, é possível agregar dados estruturados e não estruturados de várias fontes. Você também pode empregar o método GTD.

Segundo passo: descobrir inconsistências e tendências

Após a mineração de dados, chegou a hora de encontrar padrões e exceções que vão auxiliar no futuro da sua empresa. Este é o momento de analisar todos os dados da melhor forma possível e checar o que não está fechando e o que está em tendência de alta para a sua companhia.

Terceiro passo: visualizar dados e descobertas

Quando você começa a visualizar os dados, as descobertas sobre a sua empresa também começam a aparecer. Assim, a visualização correta das informações, com gráficos e mapas, faz com que você passe a ter um excelente entendimento da sua organização.

Quarto passo: tomada de decisão

Após as três primeiras etapas concluídas, chegou a hora de entender tudo o que você descobriu sobre a sua companhia e tomar as decisões necessárias. Essa ferramenta permite que você ajuste tudo em tempo real e mude, estrategicamente, processos que não estão funcionando adequadamente a curto, médio e longo prazo. 

Niu Cursos: uma nova forma de aprender

Agora que você já sabe o que é BI, aprofunde os seus conhecimentos com a Niu, uma plataforma de acesso ao ensino de qualidade. Apostando em uma nova forma de aprender, a Niu Cursos se tornou responsável por propagar o que há de melhor nos melhores profissionais do país. Quer saber mais? Conheça nossos professores!

Compartilhe esse conhecimento:

Outros posts que vão te interessar:

Como começar a empreender?

Você já pensou em começar o seu próprio negócio, mas não sabe como começar a empreender? Existem muitos detalhes sobre empreendedorismo que podem aproximar você

Power BI: você está pronto para se tornar um expert?

Conheceu mais sobre BI e quer se tornar um expert no assunto? Então, o curso Power BI é ideal para você! Nele, você vai começar a entender tudo sobre esse recurso a partir do zero. Para aprender, o processo vai ser muito prático e, o melhor, cada aluno vai criar um projeto real!

Durante o curso, você vai conferir desde a criação e instalação do sistema até a elaboração e visualização dos projetos, aprendendo como criar um dashboard e colocar mais inteligência no trabalho da sua empresa.

Saia do zero e vire profissional

Se você for um entusiasta do assunto, trabalha em uma parte estratégica da companhia ou pretende trabalhar, o curso de BI é feito para você! Criado para quem não tem conhecimento prévio sobre o tema, este curso vai ensinar tudo e tornar você um profissional da área.

O curso de Power BI on-line aborda cursos essenciais para todos os projetos de Business Intelligence, como Power Query, construção de layout bem definido, utilização das ferramentas, tanto no computador quanto no smartphone.

Ao final do curso, você vai poder desenvolver projetos profissionais de sucesso. Seguindo todas as etapas ensinadas nas aulas, você vai poder se destacar no mercado de trabalho tanto como consultor quanto como funcionário estratégico para a empresa em que atua.