Filtros de busca:

Swift: O que é o sistema usado como ameaça aos russos

Por Samy Dana

Engrenagem discreta do sistema financeiro internacional, o sistema é tão importante que um banimento é considerado uma das piores sanções econômicas aplicadas a um país

O que é o Swift?

O Brasil é um grande importador de cloreto de potássio da Rússia, com compras de um bilhão e meio de reais por ano do produto, usado na fabricação de fertilizantes e importante para o agronegócio. Como em todos os processos de importação e exportação, são transações em que o banco do comprador se comunica com o banco do vendedor e o pagamento é compensado através do sistema.

É um processo simples, mas que só é possível devido ao Swift, sigla em inglês para a Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias. É como os bancos no mundo todo se comunicam há quase cinco décadas. Engrenagem discreta do sistema financeiro internacional, o Swift é tão importante que um banimento é considerado uma das piores sanções econômicas aplicadas a um país.

Como isso afeta a Rússia?

Importante a ponto de alguns países, como o Reino Unido e, principalmente, a Ucrânia, terem defendido na semana passada que a Rússia devia ser expulsa para fazer o presidente russo, Vladimir Putin, recuar. E importante a ponto de tanto os Estados Unidos como a União Europeia terem achado que é uma punição forte demais até para ele. São mais de onze mil instituições financeiras de duzentos países conectadas e usando o sistema para enviar e receber dados padronizados de transferências de valores e ordens de compra e venda de ativos.

Se um país é excluído, é financeiramente isolado do mundo. Foi o que aconteceu com o Irã entre 2012 e 2016 e, mais recentemente, em 2019. Sem o SWIFT, iranianos no exterior não podiam enviar dinheiro para as famílias e as empresas iranianas não podiam vender para clientes estrangeiros não teriam como receber. O efeito inevitável é o empobrecimento do país. ou pelo menos a seca de novos recursos. Daí a expulsão ser uma ameaça tão poderosa.

Mas no caso da Rússia o Swift também tem muito a perder: trezentas instituições financeiras do país estão conectadas, sendo a segunda maior participação no sistema, depois dos Estados Unidos. Desconectar as finanças russas afetaria os países que exportam para o país ou compram seus produtos, com efeitos no comércio mundial. E também seria um estímulo para a Rússia buscar, possivelmente junto com a China, um sistema de pagamentos alternativo.

Quer aprender a controlar suas finanças e entender melhor sobre investimentos? Clique aqui.

Compartilhe esse conhecimento:

Outros posts que vão te interessar:

Power BI: você está pronto para se tornar um expert?

Conheceu mais sobre BI e quer se tornar um expert no assunto? Então, o curso Power BI é ideal para você! Nele, você vai começar a entender tudo sobre esse recurso a partir do zero. Para aprender, o processo vai ser muito prático e, o melhor, cada aluno vai criar um projeto real!

Durante o curso, você vai conferir desde a criação e instalação do sistema até a elaboração e visualização dos projetos, aprendendo como criar um dashboard e colocar mais inteligência no trabalho da sua empresa.

Saia do zero e vire profissional

Se você for um entusiasta do assunto, trabalha em uma parte estratégica da companhia ou pretende trabalhar, o curso de BI é feito para você! Criado para quem não tem conhecimento prévio sobre o tema, este curso vai ensinar tudo e tornar você um profissional da área.

O curso de Power BI on-line aborda cursos essenciais para todos os projetos de Business Intelligence, como Power Query, construção de layout bem definido, utilização das ferramentas, tanto no computador quanto no smartphone.

Ao final do curso, você vai poder desenvolver projetos profissionais de sucesso. Seguindo todas as etapas ensinadas nas aulas, você vai poder se destacar no mercado de trabalho tanto como consultor quanto como funcionário estratégico para a empresa em que atua.