Filtros de busca:

Técnicas de vendas: saiba como bater todas as suas metas

Um dos segmentos mais importantes para o comércio são as vendas. Não importa a área, ela está presente e abrange grande parte do mercado de trabalho. Desde o vestuário até planos de celulares, quais serão as melhores técnicas de vendas para alcançar a tão almejada meta?

Independente do produto ou serviço, uma coisa é certa: todo o trabalho é guiado por um objetivo único, deixar o cliente feliz. Isso só é possível se os funcionários da empresa estiverem totalmente empenhados nesse objetivo. Neste post, vamos conhecer algumas técnicas de vendas para encantar o cliente.

A primeira impressão é a que fica?

Quando conquistamos a satisfação do cliente, o lucro passa a ser consequência. Um cliente feliz com seu atendimento, serviço ou produto vai ficar fidelizado. Porém, é aí que vem o grande desafio: continuar atendendo e superando as expectativas de quem já é seu cliente.

Contudo, vão existir também aqueles que vão chegar graças à propaganda positiva do cliente fixo da sua marca. É claro que pode haver erros durante esse processo de vendas, portanto, eles precisam ser detectados e corrigidos com rapidez. Por isso, a primeira impressão é fundamental para que você não perca um cliente de imediato.

Assim, um script de vendas é uma das práticas mais efetivas no primeiro momento. Lembre-se de que o cliente até admite falhas, desde que seja tratado com atenção e informado corretamente sobre os procedimentos de reparação. Desse modo, o treinamento assertivo do seu colaborador é fundamental.

Um novo consumidor está no mercado

No mundo pós-pandemia, é preciso se preocupar com um novo perfil de cliente: aquele mais conectado com o propósito da marca. Estamos em um momento em que as técnicas de vendas precisam transitar entre o mundo presencial e o virtual, mais conhecido como mundo híbrido.

Escuta ativa: esse é o primeiro passo

Não há nada mais frustrante do que você ter a experiência de um atendimento ruim por sentir que o colaborador não está interessado em te ajudar na busca por algum produto ou serviço. A escuta ativa é imprescindível em qualquer trabalho, todavia, quando falamos em técnicas de vendas, é quase o elemento principal.

Isso, além de satisfazer o seu cliente, usando gatilhos mentais, vai fazer com que você trabalhe melhor e consiga suprir as necessidades dele. Não tem como pedirmos para alguém ser simpático, pois isso é uma característica pessoal, entretanto, a escuta ativa é algo necessário em qualquer técnica de vendas.

Relacionamento: cliente feliz é sinônimo de lucro

O relacionamento com os clientes é muito mais do que só atender o telefone ou fechar um pedido. É como um namoro: começa com um flerte, com olhares, troca de mensagens, depois, o primeiro encontro.

Porém, é muito inconveniente ter alguém pegando no seu pé, mandando mensagem toda hora querendo saber onde você está e o que está fazendo. Esse tipo de relação distancia em vez de aproximar e, às vezes, até provoca repulsa.

Então, para encantar o seu cliente, um bom relacionamento precisa ter reciprocidade, sutileza, escuta ativa e, claro, um bom marketing para tornar o seu produto ou serviço competitivo no mercado. Com as redes sociais, isso se intensificou ainda mais.

Marketing e vendas: use as redes sociais

Não importa se você é um microempreendedor ou uma multinacional, é preciso marcar presença nas redes sociais. As pessoas estão cada vez mais imersas na internet e, hoje em dia, elas são ferramentas que expandem seus negócios e o colocam em um patamar ainda maior.

As técnicas de vendas pelas redes sociais usam ferramentas que as pessoas já possuem no seu dia a dia, como o Instagram (o mais popular) e o WhatsApp, aplicativo de mensagem instantânea utilizado na comunicação de grande parte dos brasileiros e do mundo.

Para ter um bom marketing de vendas, procure criar uma identidade visual para sua marca com logos, cores e tom de voz. É preciso que você faça as pessoas lembrarem do seu produto e serviço de forma orgânica. Além disso, mostre presença e autenticidade. Nunca prometa nada que não possa cumprir.

Como encantar os seus clientes

A Disney é a viagem mais planejada no mundo inteiro. O sonho de qualquer empresa é se tornar um objeto de desejo e ser capaz de entregar uma experiência única, e, por que não?, mágica a seus clientes.

Então, para encantar e fidelizar seus clientes, que tal usar o mundo mágico da Disney como um case? Um dos grandes motivos para isso acontecer é o treinamento e o acompanhamento dos colaboradores que trabalham com a marca, afinal, são eles que sempre estão em contato direto com o cliente.

Quer também ser um caso de sucesso? Para conquistar a satisfação do cliente, conduza equipes comprometidas, desenvolva processos criativos, elabore soluções consistentes e prepare líderes capazes de não somente manter uma empresa funcionando, mas também de pensar estrategicamente e criar um legado.

Niu Cursos: evolua na sua carreira

Buscando inovação e tecnologia para sua carreira profissional? A Niu Cursos é uma das maiores plataformas on-line com certificação que vai trazer ainda mais relevância para a sua trajetória na sua área de atuação. Conheça os cursos, especialize-se e esteja pronto para se diferenciar no mercado de trabalho.

Compartilhe esse conhecimento:

Outros posts que vão te interessar:

Power BI: você está pronto para se tornar um expert?

Conheceu mais sobre BI e quer se tornar um expert no assunto? Então, o curso Power BI é ideal para você! Nele, você vai começar a entender tudo sobre esse recurso a partir do zero. Para aprender, o processo vai ser muito prático e, o melhor, cada aluno vai criar um projeto real!

Durante o curso, você vai conferir desde a criação e instalação do sistema até a elaboração e visualização dos projetos, aprendendo como criar um dashboard e colocar mais inteligência no trabalho da sua empresa.

Saia do zero e vire profissional

Se você for um entusiasta do assunto, trabalha em uma parte estratégica da companhia ou pretende trabalhar, o curso de BI é feito para você! Criado para quem não tem conhecimento prévio sobre o tema, este curso vai ensinar tudo e tornar você um profissional da área.

O curso de Power BI on-line aborda cursos essenciais para todos os projetos de Business Intelligence, como Power Query, construção de layout bem definido, utilização das ferramentas, tanto no computador quanto no smartphone.

Ao final do curso, você vai poder desenvolver projetos profissionais de sucesso. Seguindo todas as etapas ensinadas nas aulas, você vai poder se destacar no mercado de trabalho tanto como consultor quanto como funcionário estratégico para a empresa em que atua.