Filtros de busca:

Você sabe como estudar? Aprenda técnicas aqui!

Saber como estudar pode não ser tão simples assim, ainda mais para quem tem dificuldade de concentração ou ainda quem não conseguiu compreender muito bem o assunto abordado. Porém, fique sabendo que existem diversas maneiras de estudar, que vão muito além de decorar um assunto ou passar horas lendo.

Aqui, vamos mostrar diferentes técnicas de estudo para você aplicar no seu dia a dia, de acordo com o que mais se encaixa na sua situação. Além disso, você vai aprender tudo sobre cronogramas de estudo, formas de fixar conteúdos e dicas para quem estuda on-line. Confira!

Diferentes técnicas

Pode ser uma tarefa árdua e cansativa, mas existem técnicas que ajudam a tornar o processo de como estudar mais eficiente e menos estressante. Além disso, com o crescimento dos cursos on-line, é importante conhecer algumas dicas específicas para quem estuda a distância.

Estudar on-line é um facilitador para muita gente, pois é mais rápido na hora de pesquisar, mais simples no formato de anotações e ainda é econômico, uma vez que não utiliza papel. Veja, a seguir, diferentes técnicas.

Estude com objetivo

A primeira dica de como estudar é estabelecer um objetivo claro. Saber exatamente o que se espera do estudo é fundamental para manter o foco e a motivação. Estabeleça metas específicas e realistas, como aprender uma nova habilidade em um determinado prazo ou obter uma determinada nota na prova.

Isso ajuda a evitar distrações e a falta de vontade, por exemplo. Aliás, a tecnologia é uma excelente aliada. Então, coloque notas no celular ou no computador, cronometre suas metas e faça listas de checagem. Pensar em uma tarefa de cada vez faz com que os objetivos fiquem mais claros.

Intercale diferentes assuntos

Outro método de estudo muito útil é o estudo intercalado. Em vez de se concentrar em uma única matéria por várias horas seguidas, é melhor intercalar diferentes assuntos. Você pode, por exemplo, estudar as técnicas de marketing por uma hora, depois biologia na outra hora e, em seguida, se distrair por uma hora.

Isso ajuda a evitar a fadiga mental e a aumentar a capacidade de retenção de informações. É importante frisar que o descanso faz parte dos estudos. Afinal, tudo em excesso faz mal! Inclusive estudar. Portanto, as suas diferentes habilidades de estudo precisam estar em harmonia com o relaxamento mental.

Reforce os conhecimentos

Quando está estudando, é muito importante praticar a repetição de maneira espaçada. Essa técnica consiste em revisar o material em intervalos regulares de tempo, a partir de um cronograma de estudos pré-definido. Isso auxilia a fixar o conteúdo na memória de longo prazo.

Ao invés de estudar todo o conteúdo de uma matéria de uma vez só, é melhor revisar partes dela em intervalos de dias ou semanas. É comprovado: o reforço mental fixa muito mais do que estudar apenas uma vez.

Associe os estudos a imagens

Uma técnica eficaz para lembrar de informações é a associação mental. Isso significa relacionar informações a imagens, histórias ou outras coisas já conhecidas. Uma boa dica é se lembrar de uma lista de compras, associando cada item a um objeto em sua casa.

As imagens podem ser também em uma tela: coloque os principais tópicos dos estudos em slides, com esquemas de cores e desenhos que te ajudem a aprender e memorizar mais facilmente. Assim, a dúvida de como estudar fica mais fácil de responder.

Aprenda a estudar pela internet

Agora a pergunta que não quer calar, “você sabe como estudar pela internet?”. Para quem faz cursos on-line, é importante criar um ambiente de estudo adequado. Escolha um local silencioso, bem iluminado e livre de distrações. Ainda, mantenha todos os materiais necessários à mão, como cadernos, lápis e computador.

É também uma boa ideia estabelecer um horário regular de estudo e cumpri-lo. Outra dica relevante é participar ativamente do curso. Isso significa assistir a todas as aulas, fazer todas as leituras e todos os exercícios e interagir com outros alunos e o instrutor sempre que possível.

A participação ativa ajuda a manter o foco e a motivação, além de auxiliar a fixar o conteúdo. Também é válido estabelecer um sistema de gerenciamento de tempo eficaz, com um cronograma semanal ou diário que inclua tempo para estudar, fazer exercícios e revisar o material.

Utilize tudo que tem disponível

Na era da tecnologia, uma dica importante para quem faz cursos on-line é utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para maximizar o aprendizado. Assista a palestras sobre o assunto, leia diferentes materiais e sempre reforce o que você aprendeu. Com toda a certeza, isso vai fazer você se destacar e absorver um vasto conhecimento.

Estude um novo conteúdo na Niu Cursos

Agora que você já sabe como estudar, entenda que é possível aumentar sua gama de conhecimento se colocar em prática o que aprendeu aqui em nosso site. Possuímos diversos cursos das mais atualizadas técnicas do mercado, desde marketing e curso de idiomas até técnicas de oratória.

Na Niu Cursos, você sempre aprende mais. Nossos professores possuem disponibilidade de tirar dúvidas fora do curso, fornecem materiais atualizados, modernos e completos e, o melhor de tudo, toda semana nosso site é atualizado com um conteúdo novo! Não perca tempo e encontre o melhor para você!

Compartilhe esse conhecimento:

Outros posts que vão te interessar:

Como começar a empreender?

Você já pensou em começar o seu próprio negócio, mas não sabe como começar a empreender? Existem muitos detalhes sobre empreendedorismo que podem aproximar você

Power BI: você está pronto para se tornar um expert?

Conheceu mais sobre BI e quer se tornar um expert no assunto? Então, o curso Power BI é ideal para você! Nele, você vai começar a entender tudo sobre esse recurso a partir do zero. Para aprender, o processo vai ser muito prático e, o melhor, cada aluno vai criar um projeto real!

Durante o curso, você vai conferir desde a criação e instalação do sistema até a elaboração e visualização dos projetos, aprendendo como criar um dashboard e colocar mais inteligência no trabalho da sua empresa.

Saia do zero e vire profissional

Se você for um entusiasta do assunto, trabalha em uma parte estratégica da companhia ou pretende trabalhar, o curso de BI é feito para você! Criado para quem não tem conhecimento prévio sobre o tema, este curso vai ensinar tudo e tornar você um profissional da área.

O curso de Power BI on-line aborda cursos essenciais para todos os projetos de Business Intelligence, como Power Query, construção de layout bem definido, utilização das ferramentas, tanto no computador quanto no smartphone.

Ao final do curso, você vai poder desenvolver projetos profissionais de sucesso. Seguindo todas as etapas ensinadas nas aulas, você vai poder se destacar no mercado de trabalho tanto como consultor quanto como funcionário estratégico para a empresa em que atua.